Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Fenics se consolida como ambiente estratégico para potencializar ações da Unimontes

A oportunidade de interação com a comunidade, com a apresentação dos seus avanços na pesquisa, extensão e prestação de serviços da instituição. Assim ficou marcada a participação da Universidade Estadual de Montes Claros na 22ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), encerrada nesse domingo (17/9), no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Durante os quatro dias de evento, a instituição divulgou junto aos visitantes do estande uma série de ações, desde as produções literárias e científicas lançadas pela Editora Unimontes, números de todas as realizações alcançadas pela Universidade nos últimos anos, além do trabalho das empresas juniores, que auxiliam o setor produtivo e econômico do Norte de Minas na orientação sobre decisões estratégicas. “O nosso trabalho está além do ambiente da Universidade. Fazer parte da feira reforçou a visibilidade da EJU e nos permitiu ampliar o leque de contatos com o público empresarial”, avaliou a acadêmica Adriana de Alencar Mariano, acadêmica do 7º período de Administração e diretora-presidente da Empresa Júnior Unimontes (EJU), projeto do curso de Administração.

Promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), com o suporte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Fenics foi realizada numa área de 100 mil m², com 260 estandes dos mais diversos segmentos para apresentar o potencial econômico de Montes Claros e do Norte de Minas.

CONFIRA:

A Empresa Júnior do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes – Economontes – também teve a oportunidade de divulgar o trabalho de consultoria estratégica, reforçando a parceria que já desenvolve com a própria ACI.

Outra atração no estande da Unimontes foi a presença da equipe de professores e estudantes voluntários do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A. J. Itinerante), ação extensionista do curso de Direito com atendimento gratuito, orientação e informações sobre o acesso à Justiça. A equipe foi liderada pela professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do Programa

PARCERIA ESTRATÉGICA

“A Unimontes é uma importante parceira da ACI nas mais diversas ações. A sua presença em uma feira como a Fenics potencializa ainda mais os benefícios que a Universidade compartilha com a sociedade”, destacou o presidente da ACI/Montes Claros, Newton Amaral Figueiredo, em uma das visitas ao estande da Universidade.

O conselheiro superior e diretor social da ACI, Fernando Ferreira Deusdará (que também ex –presidente da entidade), durante visita ao estande da Universidade na feira, destacou que “a participação da Unimontes na Fenics é extremamente valiosa, uma vez que a Universidade traduz os valores da qualidade da formação profissional de nossa região. Uma referência que precisa ser compartilhada com a comunidade em um evento tão dinâmico como este”.

TECNOLOGIA

Para despertar a atenção para a inovação tecnológica, os alunos do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes levaram à Fenics o projeto “Utilização da Robótica na Educação Básica para popularizar a Ciência, Tecnologia e a Inovação”, que é desenvolvido junto aos alunos do ensino básico das escolas públicas de Montes Claros. A iniciativa consiste na programação de pequenos robôs para jogar futebol. De forma autônoma, os equipamentos utilizam bússolas para a direção e sensores infravermelhos semelhantes aos de controles remotos de TVs para os movimentos da modalidade.

“Além de incentivar a parte de programação de forma lúdica, o projeto desperta o interesse nos estudantes para o ingresso no curso de Engenharia de Sistemas e de áreas afins”, relata Elvis Vinícius Oliveira, acadêmico do 8º período e bolsista de iniciação científica do projeto coordenado pelo professor Marcos Flávio D’ngelo, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Outra iniciativa desenvolvida paralelamente pelo Grupo de Robótica incentiva o ensino das disciplinas da educação básica, especialmente nas áreas com o maior grau de dificuldade junto aos alunos do ensino fundamental e médio. “Dá para ensinar Geografia e Física, por exemplo, utilizando protótipos, seja com o movimento a partir da indicação dos pontos cardeais, ou pelo raio da circunferência que o robô com rodas percorre em determinada área”, explica Kléber Dias Pereira, acadêmico do 10º período. O projeto é coordenado pelo professor Marcel Veloso Campos, intitulado “Multidisciplinaridade através de Sistemas Robóticos”.

Segundo o acadêmico, um artigo sobre a experiência será apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), que acontece entre os dias 26 e 29 deste mês, em Joinville/SC.

O trabalho de organização do estande na Unimontes teve a organização da Pró-Reitoria de Extensão e da Assessoria de Comunicação Social, com o apoio da EJU, Economontes, S.A.J. Itinerante, coordenação do curso de Engenharia de Sistemas, Editora Unimontes e Diretoria de Documentação e Informações.