Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Feiras Livres de Montes Claros é tema da 100ª dissertação do PPGEO/Unimontes

O estudo revela as relações socioespaciais entre feirantes e frequentadores destes espaços e marca as comemorações de 10 anos do Programa

No próximo dia 10 de junho, às 09 horas, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO/Unimontes) celebrará um marco significativo: a defesa de sua 100ª dissertação de mestrado. O trabalho, elaborado pela mestranda Karine Cássia Queiroz, aborda as relações socioespaciais entre feirantes e frequentadores das feiras livres de Montes Claros e é orientado pelo professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira, coordenador do programa, com co-orientação do professor Carlos Alexandre de Bortolo.

Esta defesa também faz parte das comemorações dos 10 anos do PPGEO Unimontes e dos 60 anos do curso de Geografia da instituição. O estudo partiu da análise das feiras livres de Montes Claros e facilitou o entendimento do perfil dos feirantes e frequentadores. Assim, possibilitou identificar quem são essas pessoas, suas necessidades, motivações e desafios para frequentar e lidar semanalmente com a dinâmica das feiras livres.

A mestranda Karine Cássia Queiroz explica como se deu a escolha do tema e destaca como foram realizados os estudos. “As feiras livres são espaços fundamentais para a interação social e econômica da cidade. Este estudo busca entender como esses espaços moldam e são moldados pelas práticas sociais e econômicas dos feirantes e frequentadores, contribuindo para a vitalidade urbana de Montes Claros”.

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, professor orientador reforça a relevância do trabalho. “A escolha do tema por Karine é emblemática, pois as feiras livres representam um microcosmo das dinâmicas socioespaciais urbanas. Este estudo não só celebra um marco no nosso programa, como também oferece uma análise profunda e relevante para a comunidade local e para os estudos geográficos”.

O professor destaca também que, desde sua criação em 2014, o PPGEO tem sido um pilar na formação continuada de profissionais, consolidando-se como um importante núcleo de pesquisa e ensino. Com 99 Mestres formados entre 2016 e 2024, o Programa destaca-se pelo seu compromisso com a excelência acadêmica e pela contribuição significativa para o desenvolvimento local e regional, com aproximadamente 27 projetos de pesquisa em execução.

A Geografia em números

O professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira destaca que, ao longo de seis décadas, o curso de Geografia da Unimontes, criado em 1964, evoluiu de uma Licenciatura para incluir também os cursos de Bacharelado, de Especialização e de Mestrado. Entre 1967 e 2024, são 2.938 graduados em diversos formatos, incluindo os cursos regulares (Graduação e Mestrado), emergenciais, à distância e às especializações.

No campus de Montes Claros, o curso de Geografia Licenciatura graduou 1.335 alunos, enquanto o recente curso de Geografia Bacharelado, que substituiu a Licenciatura Matutino, contabiliza oito graduados. No campus de Pirapora, 422 alunos concluíram a Licenciatura em Geografia. Além disso, cursos emergenciais de Licenciatura em diversas cidades do Norte de Minas, do Noroeste de Minas, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri resultaram na formação de 552 graduados. Os cursos de EaD (Educação a Distância), oferecidos em localidades como Itamarandiba, Pompéu, Janaúba, Buritis e Mantena formaram 157 alunos.

Nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, são 365 concluintes em especializações que abrangeram a Geografia Humana até Meio Ambiente, Saneamento, Gestão Ambiental, Geografia Escolar, Ensino, Questão Agrária e Desenvolvimento Regional, com 13 cursos ofertados em Montes Claros e um curso ofertado em Pirapora.

Serviço

O que: 100ª Defesa de Dissertação do PPGEO Unimontes – “A Geografia das Feiras livres em Montes Claros (MG): um estudo acerca das interações socioespaciais entre feirantes e frequentadores”
Quando: Dia 10 de junho, às 09 horas
Onde: Sala virtual meet.google.com/xit-svmk-nhy