Notícias

Exposição “Por Entre as Ruas de Montes Claros”, de Ione Crusoé, abre programação do Museu Regional pelos 163 anos da cidade

By Christiano Lopes Jilvan

July 02, 2020

Coleção traz paisagens simbólicas na história local; MRNM terá postagens diárias com homenagens e Machado de Assis no clube do livro

Parte histórica de Montes Claros – corredor cultural – com os casarões da Fafil (atual Museu), Casarão dos Maurício (ao lado) e ao fundo o Casarão dos Telles e Menezes

Na próxima sexta-feira (3/7), Montes Claros completará 163 anos desde que obteve o título de cidade (1857). O aniversário terá uma programação alusiva ao longo do mês no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), espaço cultural e histórico vinculado à Unimontes. As atividades virtuais estão programadas para as redes sociais, como parte do projeto “Museu em Casa”, seguindo as medidas restritivas de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo o diretor do Museu, professor José Roberto Lopes de Sales, a abertura será com a exposição virtual “Montes Claros”, da artista plástica Ione Crusoé e com curadoria da historiadora do MRNM, Karine Dias. O lançamento será neste dia 3/7, com a apresentação das 10 obras autorais, que fazem parte da coleção “Por Entre as Ruas de Montes Claros”, inspirada nas ruas, no casario da chamada parte antiga da cidade e nos parques da cidade. Mais adiante, serão elaborados novos trabalhos para uma exposição física no próprio Museu, após o período de quarentena.

Autodidata, a autora dedica-se às artes há 25 anos e confessa que pensa neste trabalho durante todo o tempo. A coleção reúne técnicas de pintura mista, aquarela e acrílico sobre tela. “Montes Claros é uma cidade bonita, cultural… Quis retratá-la pelo olhar artístico, a partir das pesquisas sobre os lugares, prédios marcantes – restaurados ou desgastados – e os hábitos de sua gente”, explica Ione. “Vou ao local, estudo as cores e produzo as fotografias para me ajudar na composição das telas: ângulos, paisagens e detalhes”, revela.

Facebook do Museu Regional do Norte de Minas (clique aqui) Instagram do Museu Regional do Norte de Minas (clique aqui)

“VIAGEM NO TEMPO” – A escolha em especial pela área ao redor da Igreja da Matriz, início do núcleo urbano de Montes Claros, com a reprodução em telas da sede do próprio Museu (antiga Escola Normal e Casarão da Fafil), do Casarão dos Maurício e o dos Telles e Menezes, surge pela admiração pessoal de Ione pela origem local. “Além de fazer uma viagem no tempo, de imaginar como era a vida das pessoas nestes lugares, faço questão de preservar a história; o começo de nossa cidade”, acrescenta a artista.

O Centro Cultural Hermes de Paula e o Palácio Episcopal são outros símbolos retratados em suas pinturas desta coleção. Há, também, a reprodução de um feirante do mercado municipal e dos parques urbanos.

Ione definirá ainda quais trabalhos autorais (três) farão parte do livro “Vivemos Arte” – assessoria artística –, que será lançado em 2021, durante o Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris. No evento, ela também vai expor as suas obras A organização da obra é de Lizandra Miguel, diretora executiva da Vivemos Arte.

MAIS MONTES CLAROS

Ainda na programação especial pelo aniversário de Montes Claros, a equipe de mediadores e estagiários promoverá uma série de postagens diárias nas redes sociais do Museu com homenagens e informações sobre personagens, locais e acontecimentos que marcaram a história local. A pesquisa envolve os colaboradores Dayane Botelho, Isabella Lima e Jefferson Juneo.

Já no dia 30/7, o grupo de “Leitura no Museu” promoverá um encontro on-line para debater o livro “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis. O trabalho é coordenado pelo professor doutor Márcio Jean Fialho e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL), da Unimontes. A participação é aberta aos professores, acadêmicos, servidores e demais aficionados pelos livros. A transmissão será às 19h30, pelo endereço eletrônico www.facebook.com/groups/grupodeleituranomuseu.