Os principais acontecimentos ao longo dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros são contados através da exposição itinerante “O Trem da história”, montada pela Diretoria de Documentação e Informações (DDI). A mostra reúne 200 fotografias digitalizadas, representadas em “banners” e, durante todo o ano, poderá ser conferida no campus-sede e nos demais campi da Unimontes.
A exposição “O Trem da história” foi aberta na última sexta-feira (06/01) no hall da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, por ocasião do lançamento oficial das comemorações do Cinquentenário da Unimontes. A mostra fotográfica vai permanecer no local até 14 de fevereiro. Ainda em fevereiro, será apresentada no campus de Bocaiúva. Depois, a exposição poderá ser conferida nos campi de Janaúba (março), Januária (abril), Almenara (junho), Brasília de Minas (julho), Espinosa (agosto), Pirapora e Salinas (setembro), São Francisco (outubro), Paracatu e Unaí (novembro).
As fotos reproduzidas são guiadas pela figura de uma locomotiva “Maria Fumaça” representando o início da história do ensino superior no Norte de Minas. É destacado um histórico completo da universidade, com datas e todos os fatos importantes do ensino superior público desde a criação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), através da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. “O trem viaja na linha do tempo, na extensão do conhecimento e na construção de um Brasil vitorioso”, diz o texto de apresentação da mostra.
ACONTECIMENTOS – A mostra reúne fotos de acontecimentos históricos, de servidores, professores, ex-alunos e de prédios, apresentando a evolução da estrutura física da universidade, desde o período dos primeiros cursos superiores, que funcionaram no antigo Casarão da Fafil. É destacada a prestação de serviços e a estrutura da Unimontes, que tem como atual reitor o professor João dos Reis Canela.
“A intenção da iniciativa é mostrar as pessoas, os fatos e os avanços conquistados pela Unimontes ao longo dos 50 anos da sua existência. Apresentamos, por isso mesmo, imagens de pessoas que contribuíram com a instituição, além de prédios, professores e pesquisadores”, afirma o diretor da DDI, Huagner Cardoso.
Na exposição, pode ser conferida a galeria dos ex-dirigentes da instituição: João Valle Maurício (1964-1978), Fernando Dias Costa (1978/1979), Raimundo Poincaré Deusdará (1980), Raimundo Rodrigues Avelar (1980/1988), José Geraldo de Freitas Drumond (1988/2002) e Paulo César Gonçalves de Almeida (2002/2010). São exibidas fotos de acontecimentos históricos como a aquisição do atual terreno do Campus Professor Darcy Ribeiro, que foi feita junto à Mitra Diocesana durante a gestão de João Valle Maurício. Outro fato relevante em destaque na mostra é a doação do casarão da Fafil para a antiga FUNM, pelo ex-governador Israel Pinheiro, no final da década de 1960.
Ainda podem ser conferidas fotos de nomes importantes na política brasileira que contribuíram com o crescimento da universidade norte-mineira como o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, o ex-presidente e ex-governador de Minas Itamar Franco e o ex-governador e atual senador Aécio Neves.