Biblioteca Central da Universidade Estadual de Montes Claros recebe a exposição fotográfica “Ajudem Aquela”, que destaca a violência contra as mulheres. A iniciativa é da coordenação do Projeto de Extensão Observatório Empoderamento do Feminino (OEF), do Departamento de Politica e Ciências Sociais da Unimontes. O evento está inserido na campanha “16 dias de ativismo”, idealizada pela União Popular de Mulheres de Montes Claros (UPM).
A mostra fotográfica está aberta ao público gratuitamente até a próxima quinta-feira (23). A exposição destaca depoimentos de mulheres que sofreram situações de violência, em especial, relatos de violência em relacionamentos abusivos. A equipe de coordenação selecionou os depoimentos e caracterizou as personagens para as fotografias.
O trabalho é resultado de uma ação coletiva e participativa de diversas mulheres que resolveram, por meio dos relatos, alertar a sociedade sobre a violência feminina. As fotografias e edição são de Alyria Mendonça e a caracterização de personagens é de Julia Laughton. A curadoria e seleção dos depoimentos são de Eduarda Rodrigues Porcino.
A mostra “Ajudem Aquela” é do Coletivo “Filhas de Frida”, grupo de jovens criado em Montes Claros (NM) que aceitou o convite do Observatório do Empoderamento do Feminino da Unimontes. O grupo conta com 144 mil seguidores nas redes sociais e destaca que a finalidade é defender os direitos das mulheres no âmbito político, cultural e social, além de conscientizar contra o desrespeito, maus-tratos e qualquer tipo de violência contra as mulheres.
A campanha “16 dias de ativismo” se iniciou em 1991, organizada por 23 mulheres de diferentes países com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
SERVIÇO
Exposição Fotográfica “Ajudem Aquela”
Organização: Grupo “Filhas de Frida” de Montes Claros e Observatório do Empoderamento do Feminino da Unimontes (OEF).
Data: Até 23 de novembro
Local: Hall da Biblioteca Central da Unimontes- campus-sede