“Há Vida após o Câncer”. Este é o tema abordado com as 45 pacientes assistidas pelo projeto de extensão “Vida”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e que, nesta terça-feira (15/10), apresenta uma série de atividades inseridas na campanha institucional do “Outubro Rosa”, voltadas para o diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama.
A organização envolve a Reitoria, Biblioteca Central, Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação Física e do Desporto, que deram início à promoção na primeira semana do mês, com a distribuição de laços cor de rosa e decoração nos setores e prédios do campus-sede e dos demais campi e núcleos.
As ações nesta terça-feira começam a partir das 9 horas, com o “Momento musical” do Grupo CEM (Curso de Extensão em Música), na Biblioteca do campus. Na oportunidade, a coordenação do projeto “Vida” destacará a conscientização sobre o diagnóstico precoce, a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
Outro destaque está na abertura da 6ª Exposição de Fotográfica “Vida Rosa”, às 15 horas, no espaço de convivência entre os prédios 1 (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA) e 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH) do campus-sede. A mostra com 40 imagens produzidas pelo próprio grupo tem como tema “Sobre “Vida” e o Viver”. Também está previsto o ”Momento de Beleza”, com sessões de cuidados da pele e maquiagem.
A coordenadora do Projeto “Vida”, professora Claudiana Donato Bauman, explica que a ideia é compartilhar os olhares do dia-a-dia de mulheres em diversos estágios do tratamento oncológico (pós-cirurgia, terapias, controle, reabilitação e controles paliativos).
ADESÃO
A campanha nacional do Outubro Rosa tem como missão conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Neste ano, a Unimontes ampliou o enfoque sobre o tema, abordando a importância da informação correta para toda comunidade (acadêmica e externa) e a participação – o empoderamento – da paciente na tomada de decisões no enfrentamento da doença”, afirma a professora Claudiana Bauman. Neste ano, a projeção é de mais 60 mil novos casos diagnosticados de câncer de mama no Brasil.
O QUE É O PROJETO VIDA – Em maio de 2020, o Projeto de Extensão “Vida” completará 15 anos. A ação tem como prioridade assistir mulheres portadoras do câncer de mama, por intermédio de um programa estruturado de terapia de grupo em atividades físicas sistematizadas, danças, saúde bucal, estética corporal, reabilitação e espiritualidade. O foco está no bem-estar físico, social, psicológico das pacientes e estratégias de enfrentamento da doença tendo a Vida como prioridade após o diagnóstico do câncer de mama.
“O projeto está de portas abertas para todas as mulheres que iniciarem a trajetória do tratamento contra o câncer de mama, pois encontrará em nosso grupo, apoio, amizade, amor, informação, muita malhação”, afirma a coordenadora. Para fazer parte do projeto, basta que a paciente solicite ao seu oncologista a liberação para a realização de exercícios físicos específicos.
EVENTO NA AMAMS
E como parte do “Outubro Rosa”, a Unimontes apoia outra iniciativa. Será nesta quarta-feira (16/10), às 20 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com o espetáculo “Defeito Estufa”, da atriz e comediante Cida Mendes, conhecida pela personagem “Concessa”. A iniciativa é da Associação Projeto Presente – Padre Tiãozinho –, parceira da Unimontes. A entidade comemora seus 15 anos de existência.
Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será direcionada para a construção do Centro de Cuidados Paliativos “Jesuína Rosa Silva”, da Associação Presente, cujas obras iniciaram em maio deste ano.
SERVIÇO Campanha “Outubro Rosa” – prevenção contra o câncer de mama Local: campus-sede da Unimontes Dia: terça-feira (15/10) Horário: a partir das 9 horas Exposição fotográfica “Vida Rosa” Abertura: 15 horas Local: espaço de convivência – entre os prédios 1 e 2, no campus-sede Informações: (38) 3229-8291 e-mail: caubauman@gmail.com