Conteúdo do Site Antigo

Exposição de poemas do professor Wagner Rocha até 15 de junho no Centro Cultural

By DTI

June 01, 2015

Foi aberta no Painel Permanente de Poesia “Juca Silva Neto”, no Centro Cultural de Montes Claros, nesta segunda-feira (1º/6), a exposição de poemas do poeta Antônio Wagner Veloso Rocha, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A mostra prossegue até 15 de junho no painel, que fica situado em espaço da Biblioteca Municipal Antonio Teixeira de Carvalho, no segundo pavimento do Centro Cultural.

O nome de Wagner Rocha figura como verbete da Enciclopédia de Literatura Brasileira, o maior inventário sobre nossa literatura, organizada pelo acadêmico Afrânio Coutinho, da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na exposição, ele apresenta 10 poemas, que podem ser visitados diariamente (durante a semana), das 8 às 22 horas.

“Os poemas expostos estabelecem um diálogo com as pessoas, abordando temas relacionados à Filosofia, sobretudo, a partir dos aspectos existenciais que compõem a condição humana”, explica Wagner Rocha, ex-diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes.

Nos anos 90, o poeta e professor da Unimontes realizou sua primeira exposição de poemas, no mesmo painel Juca Silva Neto. Em 1998, publicou o livro de poemas “Lápis Lapso”. Tendo em vista a relevância da sua criação poética, em 2002, ele foi homenageado no Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, organizado pelo poeta e escritor Aroldo Pereira.

LIVRO

O professor Antônio Wagner Rocha acaba de concluir um novo livro de poemas, “Crepúsculo de Arame”, que será lançado em breve, com o selo da Orobó Edições. Com 103 páginas, a obra é dividida em duas seções.

Na primeira seção, o livro “Crepúsculo de Arame” reúne poemas produzidos pelo autor nos últimos 10 anos. A segunda seção conta com uma seleção de poemas do livro “Lápis Lapso”. A obra apresenta ainda dois estudos críticos.

O primeiro deles, intitulado “Depois da Queda”, é de autoria do professor Anelito de Oliveira, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-editor do Suplemento Literário do “Minas Gerais”. O outro texto publicado, “Escritura Dilatada”, tem como autor o poeta e escritor Alexander Nassau Borges, da Universidade Federal do Espírito Santo.