A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abre perspectivas para nova parceria com o Exército Brasileiro, com vistas à abertura de vagas de estágio em programas sociais do 55º Batalhão de Infantaria “Dionísio Cerqueira”, sediado no município. O assunto foi analisado em reunião do reitor, professor João dos Reis Canela, e do vice-reitor Antonio Alvimar Souza na manhã desta quarta-feira, em visita do comandante do 55º BI, tenente-coronel Alexandre dos Anjos Ferreira, do subtenente Cláudio José Pereira Reis e do secretário municipal de Esporte, Igor Gustavo Dias.
A proposta é dar oportunidade aos acadêmicos da Unimontes de atuarem como monitores e instrutores no Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido gratuitamente na unidade militar para 200 crianças e jovens de escolas públicas de Montes Claros. A prefeitura é parceira na iniciativa.
“Com criatividade e compromisso formador, este é um projeto com uma densidade social impressionante, em especial pelo caráter cidadão”, destacou o reitor João Canela. Para o tenente coronel Dos Anjos, a inserção da Unimontes no programa agregará valores, especialmente pela contribuição com a melhor formação profissional do graduando. “O Exército oferece totais condições para incrementar a prática do estágio curricular supervisionado, com ações didáticas complementares e suporte nas atividades físicas”, comentou a autoridade militar.
A pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e o pró-reitor adjunto, Paulo Eduardo Gomes de Barros, acompanharam o encontro e já iniciaram uma análise para ver quais áreas de conhecimento podem ser contempladas no âmbito do programa. A demanda inicial, conforme sugestão do Exército, é para a incorporação de estagiários dos cursos de Educação Física, Serviço Social, Letras Português e Matemática. Diante da natureza do projeto, a Unimontes sugeriu que a proposta contemple, também, os alunos dos cursos de Artes Teatro, Pedagogia e Enfermagem.
Outra sugestão, feita pelo professor Janílson de Assis Miranda, chefe do Departamento de Educação e do Desporto da Unimontes, está na possibilidade de o Centro Esportivo Universitário “João Valle Maurício”, em médio prazo, se tornar um núcleo de extensão do Profesp, com rodízio das atividades entre o campus-sede e o Batalhão.
COMO É
Implantado em 2008 no Batalhão de Infantaria de Montes Claros, o Profesp é um programa do Governo Federal realizado conjuntamente pelos Ministérios do Esporte e da Defesa. Em Montes Claros, a Prefeitura Municipal é parceira na logística das ações, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, como transporte e cessão de estagiários.
Atualmente, são beneficiados crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos de 14 escolas públicas municipais. As atividades acontecem de segunda à quinta-feira, no contraturno escolar. Os alunos são cadastrados por critérios socioeconômicos e mediante ao bom rendimento escolar. Recebem acompanhamento médico e odontológico, alimentação (café, almoço e lanche) reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e aulas de iniciação esportiva, cuja modalidade é definida por aptidão ou escolha pessoal: atletismo, caratê, judô, natação, vôlei, futebol, handebol e basquete.
Para o secretário de esporte de Montes Claros, Igor Dias, o projeto contribui para a mudança da realidade social das crianças e jovens atendidos. “Os alunos são beneficiados pelo mérito do bom rendimento escolar e pela disciplina que passam a assumir”. O subtenente Reis completa: “estes jovens beneficiados pelo Profesp tornam-se multiplicadores das boas práticas em suas escolas e em suas casas”.