Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Evento marca a implantação do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes

Foi realizado o Festival de Cinema da Unimontes – Cinemontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) intensifica as ações para a implantação do curso de graduação de Cinema e Audiovisual. Um passo importante para a criação do curso foi dado com a realização do Festival de Cinema e Audiovisual – Cinemontes, que aconteceu no período de quinta-feira (13/06) a sábado (15/06), no Centro Cultural Hermes de Paula.

O evento foi promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Departamento de Artes e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e Sicoob Credinosso. Além do lançamento do novo curso da Unimontes, o festival celebrou a comemoração dos 45 anos do Centro Cultural.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, presidiu a solenidade oficial de abertura do festival, na noite de quinta-feira (13/06), e enalteceu a organização do festival. Ele destacou a importância do evento no processo de implantação do curso de Cinema e Audiovisual, cujo projeto encontra-se em fase de tramitação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes. A previsão é que a nova graduação inicie as atividades no primeiro semestre de 2025.

“O Cinemontes faz parte da evolução e do sonho de implantar na Unimontes novos cursos a cada ano. O festival já faz parte do lançamento do curso de Cinema, que se tornará realidade em 2025, na Unimontes, e já tem apoio da comunidade, mostrando que a universidade está em sintonia com as demandas da região”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ele ressaltou que a universidade criou recentemente o curso de Psicologia, cujas atividades letivas foram iniciadas no primeiro semestre de 2024. Também está sendo criado o curso de Farmácia, para atender às demandas das indústrias do setor instaladas na região.

A cerimônia de abertura oficial do Cinemontes, realizada no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, contou ainda com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; da secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello; da chefe do Departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata; e do coordenador do CCRAV, professor Élcio Lucas; o cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos; e o cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ainda estiveram presentes pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves); o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; o assessor de Relações Institucionais da Reitoria, Lindon Jonhson Dias da Silva; o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves; e o vereador Valdecy Contador, juntamente com servidores técnico-administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.

Pioneirismo e valorização da cultura local

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressaltou a importância da Unimontes para o cenário cultural e intelectual da região. “Quero aqui parabenizar a Unimontes pelo seu pioneirismo e valorização da cultura, criando esse festival e o curso de Cinema. Isso vem reforçar esse sentimento de que a universidade tem procurado cada vez mais modernizar os seus cursos, sem perder a essência do conhecimento e sempre se adaptando aos novos mercados e às novas necessidades.”

A secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello, enalteceu a relevância do Cinemontes. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

A secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello, enalteceu a relevância do Cinemontes, destacando também a importância do novo curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes. “É uma honra para a Secretaria Municipal de Cultura participar desse momento, quando um novo curso surge na Unimontes, voltado para atuações culturais, dinamizando este setor na cidade. O cinema e o audiovisual trazem propostas para o futuro e o Centro Cultural Hermes de Paula cumpre mais uma vez seu propósito, escrevendo páginas importantes no cenário artístico-cultural de nossa cidade”, afirmou.

O coordenador do Projeto Cinema Comentado, Elpídio Rocha Neto, recebeu homenagem durante a solenidade de abertura do Cinemontes pelos 21 anos de atividade do projeto Cineclube, grupo de amantes do cinema, cuja atuação em Montes Claros incentiva o gosto pela sétima arte, contribuindo para a formação de plateia e o cultivo do pensamento crítico.

Após a solenidade de abertura do festival, ainda na noite de quinta-feira, foi ministrada palestra sobre “Comunicação Pública e Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro”. O tema foi abordado por Matheus Rufino, gerente de produção e programação audiovisual na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, instituição responsável pela Rede Minas e Rádio Inconfidência.