Oficinas e atividades nesta sexta-feira serão dirigidas para cursistas e à comunidade em geral

Conteúdo do Site Antigo

Evento coletivo no Casarão da Fafil marca abertura das atividades do projeto Uniafro

By DTI

July 04, 2013

Com oficinas diversas, exposições, apresentações artísticas e feira de artesanatos, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unimontes lança nesta sexta-feira (5/07), no Casarão da Fafil, as atividades do Projeto Uniafro alusivas ao curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica sobre Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A programação acontecerá a partir das 9 horas, nas salas e imediações do prédio histórico, na rua Coronel Celestino (Centro), sendo aberta à participação de toda a comunidade. As inscrições para as oficinas, que acontecerão das 9 às 11 horas, podem ser feitas até momentos antes do início das atividades. Os temas relacionados são os seguintes: “Percussão, Samba e Educação”, “Dança Afro na Educação”, “Teatro Aplicado à Sala de Aula”, “Capoeira”, “A Face da África – Máscaras”, e “Cor, Corpo e Movimento”. Estão disponíveis 20 vagas para cada área.

Das 15 às 22 horas, podem ser visitadas As exposições “N’Kisse e Sertão”, “Arte Afro-Sertaneja” e, ainda, as sessões de apresentação de trabalhos científicos. A solenidade de abertura acontecerá às 19 horas, com apresentação do Grupo Folclórico Saruê, Grupos Acadêmicos do Samba, Meninas de Minas, Camerata de Violões e Grupo de Danças Compassos.

O curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica sobre Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana capacitará 1,4 mil professores do ensino médio e fundamental da rede pública. São duas temáticas específicas: “História da África” e “Cultura Afro-Brasileira”. As aulas presenciais para os docentes inscritos acontecem neste sábado (6/07), das 8 às 18 horas, nas salas do prédio 2, no campus-sede.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8409.