Conteúdo do Site Antigo

Estudo mostra importância de processos internos no crescimento de empresas

By DTI

August 09, 2011

A Universidade Estadual de Montes Claros foi uma das instituições participantes do 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, promovido pela Faculdade de Economia e Administração (FEA), da Universidade de São Paulo. Durante o evento, realizado nos dias 28 e 29 de julho, foi apresentado o trabalho “Efeitos dos Ativos de Conhecimento no Crescimento das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras sob a perspectiva da VBR – Visão Baseada em Recursos”, do departamento de Ciências Contábeis da Unimontes.

A pesquisa é de autoria do professor Geraldo Alemandro Leite Filho, contando também com a participação das acadêmicas Ana Paula Guimarães Rodrigues, bolsista do Programa Mineiro de Capacitação Docente (PMDC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e Nathália Oliveira Resende, ex-bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Probic/Fapemig. A apresentação foi feita pelo professor Geraldo Alemandro e pela acadêmica Ana Paula Rodrigues.

Conforme explica o professor Geraldo Alemandro, o objetivo do estudo foi de “verificar em pequenas e médias empresas brasileiras como os ativos intangíveis de conhecimento estão relacionados com o crescimento das vendas destas empresas. A teoria referenciada foi a visão baseada em recursos e a visão baseada em conhecimento”, explica o pesquisador.

A base de dados foi uma amostra de 200 pequenas e médias empresas brasileiras, situadas entre as que mais cresceram no exercício de 2009. “Conclui-se que o crescimento anual das pequenas e médias empresas brasileiras está relacionado como o recurso de conhecimento que se refere à melhoria dos processo internos destas empresas”, acrescenta Alemandro.

“Assim, do ponto de vista baseada em recursos, a melhoria nos processos internos dá indícios de ser um aspecto que fez com que estas empresas se destacassem das demais em termos de crescimento”, finaliza o professor.

ENCONTRO NO RIO

O departamento de Ciências Contábeis da Unimontes também teve um trabalho selecionado para apresentação no Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração (Enanpad), que será realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, no período de 4 a 7 de setembro.

“Influência de Recursos na Persistência do Desempenho Econômico Superior das Empresas Brasileiras de Capital Aberto” é o título do trabalho selecionado, de autoria do professor Geraldo Alemandro Leite Filho, doutorando em Administração da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Ele tem como orientador na Ufla professor Francisval de Melo Carvalho, que também é autor do artigo.

O texto tem como objetivo principal mensurar os efeitos da tangibilidade e intangibilidade de ativos na persistência do desempenho econômico superior das empresas brasileiras de capital aberto. “Os resultados gerais da pesquisa revelaram que não foi possível afirmar que a tangibilidade (relacionada ao patrimônio físico e financeiro) e intangibilidade (patrimônio imaterial como marcas, direitos e patentes) de recursos causasse persistência de desempenho econômico superior nas empresas brasileiras de capital aberto, principalmente quando se analisam todas as firmas da amostra, independentemente dos setores de atuação”, observa Geraldo Alemandro.