Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Estudo da Unimontes revela melhor momento para se investir na bolsa de valores

Pesquisa da Unimontes mostra o efeito do fim de semana em aplicações na bolsa de valor (reprodução)

O mercado acionário sofre uma variação: as ações são mais valorizadas nos últimos dias da semana, mas, na reabertura da Bolsa de Valores, na segunda-feira, entram em queda. Esta é a conclusão do trabalho “Investigação do Efeito ‘Fim de Semana’ no Mercado Acionário Brasileiro”, de autoria do professor Geraldo Alemandro Leite Filho, juntamente com as acadêmicas Jemima Rodrigues Silva e Raiene Franciele de Sousa, do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O estudo também faz referência para o melhor momento de se investir na Bolsa de Valores.

O trabalho foi apresentado durante o XXIV Encontro Nacional de Graduação em Administração (Enangrad), realizado em Florianópolis. O evento teve como tema central “Inovação e Aprendizagem nos cursos de Administração”. Também foi apresentado outro trabalho da Unimontes: “Uma análise das Teorias da Administração Contemporânea: um ensaio teórico identificando ferramentas, modelos e novas abordagens”, de autoria do professor Cledinaldo Aparecido Dias, juntamente com as acadêmicas Isadora Rabelo, André Felipe Vieira Colares, Érica Pereira da Silva Soares, dentro da disciplina Teoria Geral da Administração (TGA).

Retração do mercado

Conforme explica Geraldo Alemandro Filho, o trabalho sobre o “efeito Fim de Semana no Mercado Acionário Brasileiro” foi desenvolvido dentro da disciplina Análise e Produção Científica da Administração (APCA).

“Foi investigada uma alteração que existe no mercado de ações. As empresas deixam para divulgar informações negativas na sexta-feira, quando o mercado financeiro está fechando. Como a Bolsa de Valores não funciona no sábado e no domingo, na segunda-feira – quando os investidores têm acesso às informações, os valores nominais das ações sofrem uma queda. É o chamado movimento de retração do mercado financeiro”, descreve o professor e pesquisador.

Ele salienta que, normalmente, os investidores deixam de aplicar no mercado financeiro às segundas-feiras, justamente pelo “medo” de sofrerem perdas. “É chamada aversão a riscos”, explica. Ainda conforme o pesquisador da Unimontes, o trabalho serve como um referencial para os investidores, sobre as melhores oportunidades para a aplicação na Bolsa de Valores.

“A segunda-feira é o dia mais favorável para a compra de ações, no momento em que a Bolsa está operando em baixa. As quartas e quintas-feiras são mais propícias para a venda de ações, quando a Bolsa opera em alta”, conclui Geraldo.