Governo de Minas investe em ações para auxiliar alunos da rede estadual de ensino. Provas serão aplicadas a partir deste domingo (13/11)

Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão a poucos dias de um importante passo em suas carreiras profissionais e acadêmicas. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste e no próximo domingo (13 e 20/11) e, com suas notas, os alunos poderão encaminhar suas entradas em universidades públicas, como, por exemplo, as universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Após a realização do exame, o estudante interessado nas universidades do Estado poderá recorrer ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a opção de escolher o curso e instituição a partir da nota de corte. Vale lembrar, também, que a Uemg conta com vestibular próprio.

Uemg

A Universidade do Estado de Minas Gerais vai disponibilizar as vagas da seguinte forma: 25% para candidatos inscritos Sisu, por ampla concorrência; outros 75% para candidatos inscritos no Vestibular Uemg 2023. Para o processo seletivo próprio, os critérios serão:

• 50% destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica da Universidade do Estado de Minas Gerais (Procan/Uemg), política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas;
  • 20% direcionadas a ampla concorrência;
  • 5% destinadas à inclusão regional (nesta modalidade, são considerados os candidatos que moram em MG e cursaram os três anos do ensino médio em instituições públicas de ensino sediadas no estado).

A universidade segue o calendário do Ministério da Educação (MEC), que pode ser conferido no site do ministério. Com base no número de inscritos nos processos seletivos anteriores, os cursos mais procurados da Uemg são: Medicina, Direito e Tecnologia em Estética e Cosmética. Ao todo, na modalidade presencial, a universidade oferece 125 cursos de graduação. Confira todos clicando aqui.

Unimontes

A partir de 2024, todas as vagas da Universidade Estadual de Montes Claros serão disponibilizadas via Sisu Unimontes, utilizando a nota do Enem e tendo como critério a nota de corte, conforme curso escolhido pelo estudante. Os cursos da área de saúde, conforme a própria instituição, costumam ser os mais concorridos.

Reta final de preparação

Governo de Minas tem investido em ações de incentivo e preparação dos alunos da rede, como o programa Se Liga na Educação. A estratégia faz parte dos Materiais de Apoio Para Aprendizagens (Mapa), da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), que conta com projetos, materiais e ferramentas que subsidiam todo o ensino do estudante da educação básica e ensino médio.

Neste momento de véspera de prova, o importante é revisar todo o conteúdo e material, focando nos temas em que o estudante ainda encontra dificuldade e reforçar o estudo desses temas. É aconselhável também reservar um momento para descanso, crucial neste momento para consolidar tudo aquilo que foi estudado. As dicas são do professor Weynner Lopes Rodrigues, superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento de Profissionais e de Educadores. Ele também é coordenador do programa Se Liga Na Educação.

Após a prova, é o momento de planejar o futuro.

“Um dos maiores medos do estudante é a nota depois da prova, muitos ficam ansiosos. Atualmente, temos uma série de programas e projetos, além do Sisu. Temos o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares de 100% e 50%, dependendo da instituição e curso. O aluno precisa estudar se a nota de corte é compatível com o seu escore atingido e, caso não, tentar outro curso”, destaca Rodrigues.

Além disso, complementa o superintendente, “o estudante conta com todo o aparelho do Estado para rever material e reforçar aprendizagem e conteúdos que foram gargalos na prova, para tentar em outra oportunidade”.

Se Liga na Educação

O programa apresenta, entre suas ações, o caderno pedagógico. A ferramenta traz proposta didática para professores e atividades para os estudantes, obedecendo o currículo de ensino e alinhado com o Enem. Outro destaque é a disponibilização de aulas e material complementar de estudos em diversos canais do estado e no aplicativo Conexão Escola 3.0.

“Mais focado no Enem, contamos com uma programação toda sexta-feira, das 7h às 12h30, na Rede Minas, com aulas voltadas para o estudante do terceiro ano e focado no Enem: é o que chamamos de ‘dia do Enem’”, enfatiza Weynner Lopes.

Outro destaque é a transmissão, na véspera da prova, de questões comentadas. ”Após a realização do exame, haverá a correção das questões ao vivo e também a participação dos estudantes da rede que quiserem tirar suas dúvidas ao vivo durante a programação”, acrescenta.

O Se Liga na Educação vai ao ar, de segunda a sexta, de 7h às 12h30, com a seguinte programação de estudo:

• Segunda-feira: Linguagens – Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física;
  • Terça-feira: Ciências Humanas – História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Quarta-feira: Matemática;
  • Quinta-feira: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química;
  • Sexta-feira: Conteúdos do Enem.

Com informações da Secretaria de Estado da Educação

Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/ESTUDOS LITERÁRIOS REALIZA OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO
Professores e servidores da Unimontes têm reconhecimento com a entrega da Medalha da Inconfidência