Conteúdo do Site Antigo

Estande divulga programa e faz exames de prevenção ao câncer bucal no Fepeg

By DTI

September 25, 2015

Os visitantes do 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizado no campus-sede, têm a oportunidade de serem avaliados clinicamente, numa iniciativa de prevenção ao câncer de boca. O trabalho é feito pela equipe do Programa de Assistência Odontológica aos Pacientes sob Tratamento Oncológico, desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Odontologia da Unimontes.

O programa de extensão é desenvolvido na Santa Casa de Montes Claros, voltado para a assistência às pessoas submetidas à radioterapia ou quimioterapia, no tratamento do câncer de cabeça e pescoço. São atendidos, em média, 45 pacientes por mês, com a realização de 140 procedimentos no mesmo período. As ações são coordenadas pelos professores Mário Mello Rodrigues Filho, Breno Amaral e Edmilson Martins, contando com a participação de 23 acadêmicos.

Na prevenção, é feito uma primeira avaliação. Em seguida, conforme o caso, o paciente é encaminhado para um diagnóstico mais completo nas clínicas odontológicas, que funcionam no prédio 6 do campus-sede.

COMO FUNCIONA

O professor Mário Mello Filho, da disciplina de Estomatologia, é um dos idealizadores do programa e explica que a iniciativa garante melhor qualidade de vida para os pacientes oncológicos. Salientou que as pessoas submetidas a radioterapia e quimioterapia para tratar de tipos de câncer de cabeça e de pescoço, quase sempre desenvolvem mucosites (ulcerações), candidíases bucais e xerostomia (diminuição da saliva), além do aumento das cáries, devido aos efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Mário Mello destacou que os pacientes oncológicos recebem atendimento especial com aplicação de laser para a eliminação das lesões na boca. Os pacientes também passam por tratamento de outras infecções na mucosa, restaurações (de resina e prótese), tratamento de gengiva, fluoretação e outras intervenções que são necessárias diante de complicações decorrentes. Ele ressalta ainda que o tratamento é oferecido dentro do próprio hospital. “Existem casos de pacientes que são tratados no próprio leito”, esclarece.

Durante o Fepeg, foi oferecido atendimento gratuito aos visitantes do Fepeg pelos alunos do curso de odontologia inseridos no programa – supervisionados pelos professores. As pessoas foram submetidas a exames clínicos da mucosa bucal, uma forma de prevenir o câncer.