Conteúdo do Site Antigo

“Estações Musicais na Unimontes” de olho na popularização da música erudita

By DTI

December 10, 2012

Oferecer à população regional uma nova forma de acompanhar a música, com uma mensagem de esperança, paz e apurada técnica musical. Foi nesse tom que o projeto “Estações Musicais na Unimontes”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, apresentou no início da tarde desta segunda-feira (10/12), para a comunidade acadêmica parte do concerto “Intervenções de Natal”, no salão do Restaurante Universitário, no campus-sede. 

A produção faz parte das comemorações oficiais pelos 50 anos da Unimontes, da mesma forma que integra as festividades natalinas da instituição. O concerto de lançamento aconteceu no domingo (8/12), no Casarão da Fafil, e será apresentado, também, em mais quatro espaços da cidade, entre os próximos dias 17 e 19. 

A apresentação musical no RU mudou a rotina tanto de quem frequenta como de quem trabalha ali. O operador de caixa Luiz Said ficou encantado com a musicalidade do grupo. “Penso ser um incentivo para os acadêmicos que apreciam a cultura. Nossa região precisa de programações como essas, ainda mais quando se trata de música erudita”, explica. 

É a partir de performances em espaços variados da cidade que o grupo pretende formar um público apreciador e crítico. O objetivo é popularizar a música erudita. A próxima apresentação do grupo será no dia 17/12, na agência central do Banco do Brasil, às 11h.  

A equipe do projeto é formada pelos professores Talitha Peres (coordenação), Patrícia Peres (subcoordenação), Fábio Carvalho (diretor executivo) e Andréa Cardoso (direção visual), além do elenco musical que conta com seis integrantes, e o Madrigal, com 13 cantores, que dividem suas vozes em soprano, contralto, tenor e baixo.

O Madrigal é constituído por músicos e cantores convidados, com atuação expressiva no cenário artístico-musical. 

Os concertos natalinos, que acontecem há três anos, se resumem em pequenos flashes de 40 minutos com um repertório que passeia por estilos e gêneros que contemplam Odete Fidelis, Noite Feliz, Primeiro Natal, dentre outras canções e autores. O projeto também promove workshops, oficinas e palestras relacionadas à música. 

“Nos anos anteriores, fizemos apresentações em várias igrejas da cidade. Nosso objetivo, agora, é amplificar um repertório que não é conhecido pela população. Nessa perspectiva, a gente vai até o público, sempre primando pela qualidade musical” acrescenta a professora e coordenadora da equipe, Patrícia Peres. 

SERVIÇO 

Confira a data, local e horário das próximas apresentações

(agência central)

17 dezembro, às 11h

17 dezembro, às 15h

18 dezembro, às 10h

(agência central)

19 dezembro, às 11h