Imagens dos atendimentos do programa Unimontes Solidária em Fruta de Leite e Serranópolis de Minas (fotos: CAE)

Conteúdo do Site Antigo

Equipes do Unimontes Solidária chegam a Claro dos Poções e São João do Paraíso

By DTI

July 18, 2012

Na primeira quinzena do mês, programa beneficiou 11 mil pessoas em Fruta de Leite e Serranópolis de Minas

Começaram na última quarta-feira (18/07), a segunda parte do cronograma de atividades do programa Unimontes Solidária para o mês de julho.  64 acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros vão permanecer até a próxima quinta-feira (26) nos municípios de Claro dos Poções e São João do Paraíso (Norte de Minas) para atendimento da população nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, agricultura, pecuária, cidadania, justiça e arte.

Na primeira quinzena do mês, as ações aconteceram nos municípios de Serranópolis de Minas e Fruta de Leite, entre os dias 6 e 15, com a participação de 51 alunos de 22 cursos. Conforme balanço apresentado pela Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, entre moradores das áreas urbanas e rurais, a Unimontes beneficiou 11.077 pessoas nos dois municípios.

Em 2012, o programa completa 10 anos de atividades com marca de 16 edições em 32 municípios da área de abrangência da Universidade: Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O total de atendimentos atingiu às 131 mil pessoas até a primeira quinzena de julho/2012. Todos os acadêmicos atuam voluntariamente como protagonistas das atividades práticas referentes aos diversos cursos ministrados pela Unimontes.

PERFIS

A 78 quilômetros de distância do campus-sede, Claro dos Poções possui 7.781 habitantes (censo IBGE 2010), sendo que um terço deles reside na zona rural. Já São João do Paraíso, a 315 quilômetros de Montes Claros, que está localizado no extremo Norte de Minas, quase na divisa com a Bahia, tem 22.334 moradores – 12 mil deles moram na zona rural.

Entre outras ações, os acadêmicos voluntários – 32 em cada município – vão atuar em palestras sobre prevenção de doenças, hipertensão, obesidade e gravidez na adolescência, aferição de pressão arterial, rua de lazer, iniciação em língua inglesa e espanhola, além de orientação sobre acesso à justiça, direitos e cidadania e palestras sobre escovação e aplicação de flúor.