Dois trabalhos da Universidade Estadual de Montes Claros serão apresentados no XII Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária, que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, em Quito, capital do Equador. O evento é uma promoção da Universidade Central do Equador e da Rede Equatoriana Universitária de Vinculação da Educação Superior (Reuvic), sob o tema principal: “A integração do ensino, pesquisa e extensão para a transformação social e bem-estar”.
Os artigos “Extensão no curso de Pedagogia: articulação teoria e prática na formação do pedagogo”, de autoria do professor Gilson José Fróes e da estudante Irene Rodrigues, do curso de Pedagogia, do campus avançado em Brasília de Minas; e o “Impacto do Projeto Unimontes Solidária na formação acadêmica”, de Gilson José Fróes e Simon Leão, aluno do curso de Letras/Português da Unimontes, referem-se às experiências dos acadêmicos da universidade em edições anteriores do Projeto Unimontes Solidária.
Desdobramentos
Coordenador de Apoio ao Estudante (CAE), da Universidade Estadual de Montes Claros, Gilson Fróes lembrou que “o Projeto Unimontes Solidária”, que se desdobra em ações sociais de programas semelhantes, como o UnirMontes, Multicampi e Expresso Solidário, é um conjunto de atividades multidisciplinares. Por meio desse trabalho, são atendidas as comunidades de municípios situados no Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com ações de alunos voluntários que colocam em prática o conhecimento produzido na Universidade.
“O projeto criado há 11 anos é constituído por equipe de professores e alunos [voluntários], que desenvolvem em municípios selecionados ações sociais gratuitas nas diversas áreas do conhecimento”, disse Gilson Fróes. Ele observou também que, sendo um programa extensionista, serve como tema de publicações científicas de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais.
“A participação da Unimontes no Congresso Ibero-Americano de Extensão é oportuna e valiosa, além de propiciar oportunidade para a troca de experiência na área da extensão universitária”, finaliza Gilson.