Todo ano, centenas de pessoas morrem no Brasil por causa da doença e suas complicações. E no frio é sempre mais crítico. A transmissão acontece por uma simples tosse, espirro ou contato direto com objetos contaminados. Lave bem as mãos, evite multidões e locais fechados. Se estiver gripado, proa unidade de saúde e, em caso de dúvidas, ligue 155.
Diferenças entre gripe e resfriado
Resfriado
É uma infecção branda nas vias aéreas. Pode ser causada por vários tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. O resfriado é extremamente contagioso, e a transmissão se dá por meio da fala, do espirro, da tosse e também pelo contato com mãos infectadas.
Os sintomas surgem 48 horas após a transmissão do vírus. Costumam durar de cinco a sete dias, e a maioria das pessoas apresentam de duas a cinco infecções por ano.
Os sintomas mais comuns são rinite, tosse e espirros. Pode haver dor de garganta de curta duração. A tosse seca pode durar semanas depois do fim dos sintomas. Em adultos, raramente ocorre febre.
As complicações são raras e incluem piora da asma e presença de infecção bacteriana associada.
Gripe
A gripe é causada pelo vírus Influenza. Apresenta quadro clínico mais complexo que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça,
mal-estar, dor de garganta e tosse.
Na gripe, os sintomas aparecem subitamente,
ao contrário do resfriado, no qual eles surgem gradualmente. O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até duas semanas.
A gripe também apresenta maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio vírus ou outras bactérias oportunistas. Além da vacina contra a gripe (disponível na rede pública de saúde para grupos específicos), já existem remédios que devem ser administrados em até 48 horas após o início dos sintomas, reduzindo assim o risco de complicações.
Saiba mais sobre a campanha da Secretaria de Estado da Saúde: http://www.saude.mg.gov.br/gripe