Faleceu no final da tarde dessa segunda-feira (22/09), o professor Alfredo Dolabella Portella Filho, aos 85 anos, professor emérito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O corpo foi velado no velório 2 do serviço funerário da Santa Casa e o sepultamente aconteceu às 16 horas desta terça-feira. Por meio de resolução do Conselho Universitário (Consu), a Universidade decretou luto oficial por três dias.
Nascido no Rio de Janeiro, o economista e professor Alfredo Dolabella Portella Filho mudou-se para Montes Claros na década de 1960 e foi um dos pioneiros do ensino superior na região, participando diretamente dos primeiros cursos da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes, pela Constituição Mineira de 1989.
Ainda na década de 1960, o professor Alfredo Dolabella integrou o quadro de docentes da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil). Ele foi um dos fundadores da antiga Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), criada em 1972, e que iniciou as atividades no prédio do Colégio São José. Por quatro mandatos, também foi diretor da Fadec, cujos cursos foram incorporados pelo atual Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Unimontes.
No início dos anos 1980, Alfredo Dolabella liderou uma campanha de doações junto à comunidade que viabilizou a construção da sede própria da Fadec, atual prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
Ainda à frente da antiga Fadec, o professor Alfredo Dolabella criou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que, ao longo dos anos, foi aprimorado pela universidade e serve como referência para medir o custo de vida mensal no município do Montes Claros e no Norte de Minas. Por iniciativa dele, também foi criada a revista “Informe Fadec”, publicação que era voltada para a divulgação do crescimento econômico regional e para a aproximação entre o empresariado e a instituição superior. Criou, ainda, um escritório destinado a facilitar os estágios por parte dos alunos do curso de Ciências Contábeis.
Alfredo Dolabella exerceu outras funções na Universidade, sendo um dos pioneiros da Cooperativa de Crédito dos Servidores da Unimontes (Coopermontes – atual NossaCoop). Em 2002, através de Resolução aprovada pelo Conselho Universitário, ele recebeu o título de Professor Emérito, tendo em vista os relevantes serviços prestados ao ensino superior.