com conferência sobre ensino e pesquisa (Alex Sezko)” class=”caption” />Com o tema “O ensino e a Pesquisa nos cursos de pós-graduação em Geografia no Brasil”, foi realizada na noite dessa terça-feira (02/09), no auditório do prédio 6 (campus-sede), a aula inaugural do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. A turma inicial é formada por 15 alunos. Os professores Oswaldo Bueno Amorim, da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC), Beatriz Ribeiro Soares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Maria Geralda de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFU) ministraram a conferência sobre o tema.
A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e pela vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida. O Programa de pós-graduação Stricto sensu em Geografia é o 12º mestrado próprio da Universidade.
O reitor destacou a concreta contribuição do curso de Geografia na formação dos professores. “São firmes na graduação e na formação de novos profissionais. Mesmo diante dos desafios, conseguimos conquistar resultados positivos neste contexto. O curso de geografia nos orgulha pela dedicação de professores e da equipe de trabalho”, pontuou.
50 ANOS
A coordenadora do mestrado, professora Anete Marília Pereira, ressaltou os esforços na Instituição em promover a implantação do mestrado em Geografia. “Neste ano, o curso de Geografia comemora 50 anos. Temos muitos motivos para comemorar, pois os professores são colaboradores do processo de crescimento que resultou na criação deste mestrado”, destacou a coordenadora.
Os 15 alunos atuarão em duas linhas de pesquisas: “Dinâmica dos Processos Urbanos e Rurais” e “Território, Cultura e Meio Ambiente”. O curso, com duração máxima de dois anos, visa formar pesquisadores e especialistas, além de preparar docentes para o magistério superior.
Estiveram presentes na aula inaugural o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Hercílio Martelli Júnior e Juliane Leite Ferreira; a coordenadora adjunta do mestrado em Geografia, professora Iara Soares, e a diretora em exercício do Centro de Ciências Humanas (CCH), professora Mariléia de Souza.