“O Norte no Desenvolvimento de Minas” é o tema em discussão no II Fórum Regional das Engenharias, aberto oficialmente na noite dessa quarta-feira (28/05), no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros, e que prossegue até esta sexta-feira (30). Na programação, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de “cases empresariais”.
A iniciativa é do Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos (CREA) Júnior, em parceria com o Centro Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros. Participam profissionais da Engenharia e áreas afins (Civil, Química, Sistemas, Ambiental e de Produção), professores e acadêmicos, além de pesquisadores, técnicos e empresários.
“Olhar mais atento”
Ao presidir a solenidade de abertura, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou a importância das Engenharias e as pesquisas inovadoras no desenvolvimento do Norte de Minas. “A iniciativa do centro acadêmico do curso de Engenharia Civil é louvável, pois se tornou um instrumento de sensibilização, que permite um olhar mais atento para as atividades do setor. Este fórum já tem resultado prático avançando cada ano com maior número de inscritos e novas discussões sobre temas relevantes”, afirmou o reitor.
Segundo o acadêmico Lucas Colares, um dos coordenadores do fórum, cada vez mais os profissionais da área se interessam em debater o desenvolvimento e as perspectivas do ensino e aplicabilidade das engenharias. “Nosso evento tem caráter científico e profissional. A intenção é envolver as instituições de ensino, empresas e governo nessa discussão tão importante”, afirmou.
A palestra de abertura foi proferida pelo subsecretário de Estado de Investimento Estratégico, Luiz Antônio Athayde. Ele abordou o impacto da ferrovia na região do Norte de Minas.