Notícias

Enfermagem Obstétrica: HUCF capacita primeira turma no Norte de Minas

By Wesley Gonçalves De Souza

March 12, 2020

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) concluiu a capacitação da primeira turma da residência de Enfermagem Obstétrica em 29/02/2020. Foram capacitados três profissionais. O HUCF/Unimontes é a única instituição do interior do estado a contar com a Residência em Enfermagem Obstétrica, que, antes, em Minas, só era oferecida em Belo Horizonte.

A Residência em Enfermagem Obstétrica tem dois anos de duração e os participantes recebem auxílio durante o curso. A carga horária é de 60 horas semanais, das quais 50 horas/aula são dedicadas à atividades práticas.

A coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, Sibylle Emilie Vogt Campos explica que ainda existe uma certa confusão em relação à residência e à especialização. “Mas, existe uma diferença. A bagagem que o profissional da Enfermagem Obstétrica recebe durante os dois anos de residência o deixa mais preparado para assistir o parto do que uma especialização”.

Uma das vantagens da residência, segundo ela, é que o enfermeiro capacitado pode auxiliar mais o médico da equipe obstétrica. “O enfermeiro obstetra pode auxiliar no parto da paciente e ficar com ela o tempo todo, o que é um ganho muito importante para o médico, pois ele pode auxiliar outras pacientes com uma complicação maior”.

“Vivenciar o parto é um momento único para a mulher e para família, e fazer parte disso, poder contribuir para uma experiência positiva para mulher, é muito bom. Nós estudamos e realizamos o trabalho, a partir de experiências científicas, e os estudos mostram que com algum(a) enfermeiro(a) obstetra o trabalho de parto tem desfechos positivos, pois o bebê nasce com mais vitalidade, a mulher se sente mais satisfeita e nós fortalecemos a autonomia da mulher, ou seja, esse trabalho é muito necessário dentro da profissão de Enfermeiro”, comenta Bianca Oliveira Leite, uma das enfermeiras que formou na primeira turma, sobre a importância da residência Obstétrica para a profissão. 

* Beatriz Davino, estagiária do HUCF sob supervisão