Notícias

Encontro na Unimontes discute PPCs dos cursos de licenciatura, visando melhoria da formação de professores para a educação básica

By Ascom Unimontes

August 20, 2024

A busca pelo aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) com o objetivo de melhorar as licenciaturas e a formação de professores para a educação básica foi o foco de um encontro promovido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento, realizado na sexta-feira (16/08) no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), contou com a participação do professor Francisco Thiago Silva, da Universidade de Brasília (UnB).

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

Em sua palestra, o professor Francisco Thiago Silva abordou o tema “Alinhamento curricular na elaboração dos PPCs e na organização pedagógica das licenciaturas”. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, o encontro reuniu professores dos cursos de licenciatura da Unimontes e destacou a importância do alinhamento curricular na universidade, além de promover a discussão democrática entre as licenciaturas e a renovação dos projetos pedagógicos em consonância com a legislação nacional vigente.

“Mostramos para os professores de todos os cursos de licenciatura a importância de revisitar os projetos pedagógicos, incorporando a identidade institucional, dos cursos e do próprio corpo docente, sem perder de vista o perfil dos estudantes e alinhando tudo isso com a legislação nacional”, afirmou o professor Francisco Thiago Silva.

A pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello, explicou que o evento atingiu seu objetivo de esclarecer o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico de um curso de licenciatura. “A proposta foi detalhar a espinha dorsal do curso de licenciatura, destacando o que é necessário para a formação de um professor e quais são as habilidades essenciais a um bom profissional. O PPC é um instrumento que deve ser continuamente revisado e reavaliado”, afirmou a pró-reitora.

Ela ainda destacou a importância das licenciaturas na formação de professores para o ensino básico, ressaltando a responsabilidade desses cursos na construção das bases do futuro cidadão do país. “É essencial que o cidadão seja crítico, consciente e competente nas várias linguagens, tecnologias e formas de gerir a vida, o trabalho, e as novas demandas da época em que vivemos”, concluiu a professora Ivana Ferrante Rebello.