Encontro Internacional de Pesquisadores prossegue até sábado no centro de eventos do Parque de Exposições (Alcino Moura)

Conteúdo do Site Antigo

Encontro internacional evidencia crescimento da pesquisa na Unimontes

By DTI

October 13, 2011

A importância do investimento na pesquisa e na inovação tecnológica e a necessidade de mais recursos para financiamento da saúde pública no Brasil foram assuntos abordados durante a solenidade oficial de abertura do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (Eipse), nessa quarta-feira (12/10), no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Montes Claros. O encontro prossegue até este sábado (15/10). Participam conferencistas, professores e pesquisadores de pelo menos 12 estados brasileiros, além de Portugal, Chile, Estados Unidos, Moçambique e Canadá.

“Este é um momento de extrema importância para todos do meio universitário. Com essa iniciativa, estamos fazendo acontecer, de fato, a inovação tecnológica e expandindo o conhecimento”, afirmou o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, ao presidir a cerimônia de abertura. Ele enfatizou a parceria entre a Unimontes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal) e as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC) na promoção conjunta do evento.

O reitor destacou as ações desenvolvidas pela instituição e os seus avanços, sobretudo, na área da pesquisa e da inovação tecnológica, o que ficou evidenciado com a promoção do encontro internacional de pesquisadores. “Faço um convite muito especial a todos os participantes desse encontro para que nos ajude a comemorar os 50 anos da nossa instituição em 2012. Será uma comemoração com dados altamente positivos”, assegurou.

O grupo de danças folclóricas Saruê, da Unimontes, fez uma apresentação durante o evento. Entre outras autoridades e convidados participaram da solenidade o diretor Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Utad, Antonio José Martins Rocha e Silva; a diretora das Faculdades Pitágoras, Fátima Turano; o diretor adjunto de Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Hercílio Martelli Júnior; o secretário adjunto de Planejamento do município, Rafael Gontijo (representando o prefeito Luiz Tadeu Leite); o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF/6-MG), Cláudio Augusto Boschi; e o ex-reitor da Unimontes José Geraldo de Freitas Drumond, além do professor Alfredo Maurício Batista de Paula, dos mestrados e doutorado em Ciências da Saúde da Unimontes e da comissão organizadora do evento. Pela manhã, ele ministrou a conferência de abertura do Eipse: “Pesquisa e Inovação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes: Rumo à excelência”.

Na oportunidade, foi exibida mensagem em vídeo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele saudou os palestrantes e pesquisadores e destacou a importância do esporte na prevenção e promoção da saúde.

SUS MAIOR – O deputado federal e ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe proferiu a palestra “Políticas de saúde pública no Brasil: da prevenção à tecnologia”. O ex-ministro fez um panorama das ações do setor no País e lembrou que Montes Claros foi o berço da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), da qual ele participou.

Saraiva Felipe defendeu a necessidade de mais investimentos na assistência médico e hospitalar à população e o fortalecimento do SUS. “Para que o SUS venha tornar realmente universal precisamos dobrar o volume de recursos para a saúde. É preciso uma grande mobilização da sociedade para salvar a saúde no Brasil”, afirmou o ex-ministro.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ainda durante a solenidade de abertura do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde, o coordenador geral do evento, Jaime Tolentino Miranda Neto, agradeceu o apoio da reitoria, bem como o envolvimento dos diversos setores da universidade e os parceiros e patrocinadores. Enalteceu também o incremento da pesquisa e a melhoria da qualificação docente no campo da Educação Física.

Nesse sentido, ele disse que os professores de Educação Física da Unimontes trabalham para a criação de curso de mestrado na área na instituição.

Galeria de Fotos – Abertura