Os mapas se constituem como em uma linguagem oficial da Geografia. Mas, eles também servem como ferramentas de organização e de reivindicação para as comunidades. A questão foi enfatizada pelo professor Pablo Sebastian Moreira Fernandez, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao participar do XI Encontro Regional de Geografia (ERG), na sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em conferência na manhã desta sexta-feira (25/8), no auditório do prédio 6, no campus-sede.
Aberto quarta-feira (23/08), o evento tem como tema central “Globalização: Desafios Socioambientais e Educacionais”, com discussões sobre quatro eixos temáticos: “Formação, Trabalho Profissional e Ensino da Geografia”; “Meio Ambiente, Problemas e Soluções”; “Espacialidades Urbanas/Rurais Contemporâneas” e “Espaço Geográfico e as Geotecnologias”.
Na manhã desta sexta-feira, no auditório do prédio 6 do campus-sede, o tema em debate foi “Novas Cartografias – Leituras Ambientais, Regionais e Sociais”. Além do professor Pablo Sebastian, o assunto foi discutido pelo professor Cássio Alexandre da Silva (Unimontes), com mediação do professor Carlos Alexandre de Bortolo, também da instituição anfitriã.
EMPODERAMENTO
“O mapeamento consiste numa forma de organização e do empoderamento da população. Podemos destacar que existem, por exemplo, grupos iletrados como indígenas e quilombolas que estão usando os mapas como forma de reivindicação dos seus próprios territórios. Então, o mapa é uma linguagem que pode ser articulada de diversas maneiras, inclusive de forma colaborativa e que adquire um sentido de documento”, afirmou Pablo.
Ele salientou que os mapas podem ser usados para apontar situações, questões socioambientais e problemas das cidades como lugares que contam esgoto a céu aberto. “Assim, os mapas podem servir como mecanismos de intervenção social”, afirmou o docente da UFRN.
O ERG é promovido a cada dois anos, desde 1988, sob organização do Departamento de Geociências da Unimontes, Coordenação Didática, acadêmicos e mestrandos em Geografia, além do apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Departamentos de Filosofia, de Educação de Estágios e Práticas Escolares.