A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com um grupo que estabelece os critérios éticos nas pesquisas desenvolvidas na universidade, com objetivo de resguardar direitos e garantir a segurança nos estudos. Trata-se do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os trabalhos são coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
O Comitê de Ética em Pesquisa da Unimontes promoveu um encontro no dia 16 de junho, na sala de videoconferência do Centro de Educação à Distância (CEAD). A reunião contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, do coordenador do CEP/Unimontes, professor Carlos Quintão e demais membros.
A pró-reitora Maria das Dores Magalhães Veloso destacou que o comitê de ética em pesquisa “tem um papel fundamental na Unimontes e em qualquer instituição que realiza estudos na área de pesquisa envolvendo seres humanos”, tendo como principal objetivo “proteger os direitos, afim de garantir a segurança e o bem-estar nas pesquisas”.
“Esse encontro presencial, foi muito importante para maior interação entre os participantes e a nossa pró-reitoria para apresentar as demandas de novos projetos”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, lembrando que, anteriormente, as reuniões do comitê eram feitas pelo sistema online.
O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e membro do CEP/Unimontes, professor Daniel Coelho de Oliveira destacou as experiências sobre emissão de pareceres acerca de projetos de pesquisa da área de Antropologia e Sociologia – cuidados éticos (populações tradicionais e outras).
Por sua vez, a pró-reitora adjunta de Pesquisa professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira (também integrante do comitê) apresentou pareceres na Plataforma Brasil.
Ainda durante o encontro foram abordados os principais cuidados éticos em pesquisas na área da Saúde pela professora Simone de Melo Costa (que faz parte do CEP).
Órgão interdisciplinar
O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros – CEP/Unimontes é credenciado junto ao CONEP – Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Trata-se de um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.