Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Encontro com professores avalia rendimento de candidatos e questões do PAES

A Comissão Técnica de Concursos da Unimontes realiza a 14ª edição do encontro (foto: Christiano Jilvan)

Professores e diretores de escolas e colégios do ensino médio e do ensino técnico de várias partes do Estado participam neste sábado (13/04), durante todo o dia, do XIV Encontro do PAES – Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A promoção é da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), com atividades de 7h30 às 17h30, nas salas do prédio 2 – campus-sede.

Os objetivos são diversos, a começar pela avaliação dos conteúdos abordados nas provas das duas últimas edições do PAES, em 2011 e 2012. Além disso, serão apresentados os relatórios sobre as questões com os maiores índices de erro e de acertos no período citado. Por fim, a Unimontes divulgará a relação das obras literárias que serão adotadas nas três etapas da próxima edição do programa (PAES/2013), prevista para novembro.

Vice-presidente da Cotec/Unimontes e coordenadora geral do PAES, a professora Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá explica que 254 professores e diretores de escolas e colégios se inscreveram para o evento, mas o público participante será maior. “Reuniremos cerca de 300 pessoas, uma vez que a equipe técnica da Cotec e os professores da Unimontes que elaboram as provas serão responsáveis pelas atividades”, disse.

Como será

Pela manhã, entre 7h30 e 12 horas, acontecerá os debates por temas. Cada sala será reservada para uma disciplina específica: Geografia, Química, Espanhol, História, Inglês, Língua Portuguesa, Física, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia.

As atividades específicas sobre a Literatura Brasileira acontecerão somente à tarde: entre 13 e 17h30. Isso porque os professores que atuam nesta área e na de Língua Portuguesa são praticamente os mesmos. Assim, atendendo aos pedidos, a Cotec evitou a coincidência de horários.

“O encontro é de suma importância. Além de aproximar a Universidade das escolas, permite aos professores avaliar o desempenho e o nível de conhecimento de seus alunos por cada disciplina. O rendimento, se acima ou abaixo da média, contribui com as diretrizes de trabalho”, completou a professora Geralda Eliana. Os professores de cada escola terão acesso, ainda, aos extratos das notas de seus respectivos alunos.

Participam do encontro escolas e colégios públicos e particulares do Norte de Minas, região Noroeste, Região Metropolitana, Leste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Mais informações sobre o evento pelo telefone (38) 3229-8080 (Cotec) ou e-mail paes@unimontes.br.