Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Em encontro com jornalistas: Reitor anuncia estudos para volta do vestibular tradicional e enaltece parceria com a imprensa

Reitoria apresenta livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles”.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza estudos para a volta do seu vestibular tradicional. A instituição melhorou sua qualidade de ensino e tem a perspectiva de mais recursos para investimentos na pesquisa. Em breve, a universidade pretende retomar as obras da construção do Teatro da Unimontes, no seu campus-sede.

As boas notícias foram anunciadas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, na manhã desta quarta-feira (19/04), durante o “Café com a Imprensa”, que reuniu os representantes dos veículos de comunicação escrita, radiofônica e digital da região. Também participaram profissionais da área e de órgãos e entidades parceiras da universidade.

O reitor Wagner de Paulo Santiago enalteceu a importância da parceria com a imprensa, recebendo os convidados, ao lado do vice-reitor, professor Dalton Cadeira Rocha. O encontro contou ainda com as presenças de demais integrantes da gestão superior da Universidade, entre os quais, pró-reitores, pró-reitores adjuntos e diretores de centros, além de dirigentes do Hospital Universitário da Unimontes e da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Durante o evento, realizado no Restaurante Universitário (RU), no campus-sede, houve a apresentação do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles”, publicado pela Editora Unimontes em 2022, em comemoração ao centenário de nascimento do educador, antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros.

Na oportunidade, foram prestadas homenagens especiais ao editor do livro, o professor da Universidade Estadual de Montes Claros (e também jornalista) Antônio Dimas Cardoso, ex-diretor da Editora Unimontes; e pelo professor João Batista de Almeida Costa, organizador da obra.

Eles agradeceram a Unimontes pelas homenagens e por viabilizar a publicação do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles”, que documenta e resgata a trajetória do antropólogo, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e a obra do intelectual nascido em Montes Claros.

A cerimônia contou com a presença de representante da família do antropólogo e escritor, a jornalista Maria Ribeiro. Ela agradeceu a Unimontes pela valorização da “identidade” de Darcy Ribeiro.

Ao fazer o uso da palavra durante o encontro, o reitor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os professores Antônio Dimas Cardoso e Joao Batista Almeida Costa pela organização, edição e publicação do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles”, e lembrou que o projeto foi iniciado na gestão anterior da Universidade. Ele também prestou homenagem à família do professor Darcy Ribeiro, que dá nome ao campus-sede da Unimontes.

Antes dele, o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, também enalteceu o legado de Darcy Ribeiro: “o pensamento de Darcy vai ao encontro do papel mais importante da Universidade na sociedade, que é produzir conhecimento”, destacou o vice-reitor; ele também enalteceu o trabalho da imprensa.

Ao se dirigir aos profissionais da imprensa, o reitor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que a Universidade conta com a parceria do segmento, visando aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a prestação de serviços à comunidade.

“O nosso objetivo é ter uma gestão de portas abertas, resgatando o protagonismo e a importância da Universidade”, assegurou o reitor. Ele assinalou que a proposta da atual gestão da Unimontes é desenvolver um trabalho coletivo, com o apoio de “todos que querem o bem da universidade”, de forma “apartidária”, envolvendo lideranças políticas e todos os segmentos da comunidade. Ele salientou que as ações voltadas para a melhorias da instituição abrangem todos os seus campi nas regiões Norte e Noroeste do estado e no Vale do Jequitinhonha.

Estudo para a volta do vestibular tradicional

O professor Wagner de Paulo Santiago aproveitou o encontro com os profissionais de imprensa para fazer os anúncios de boas notícias da Universidade Estadual de Montes Claros.

Ele informou que atual gestão superior da Unimontes estuda o retorno do vestibular tradicional para o ingresso aos seus cursos de graduação, que, atualmente, é feito pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu/MEC), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O professor Wagner de Paulo Santiago explicou que o retorno do vestibular tradicional tem como objetivos oferecer mais oportunidades e valorizar os estudantes das regiões de abrangência da Unimontes. Visa também reduzir a evasão dos cursos de graduação da universidade, já que, hoje, um percentual de estudantes de outras regiões do país que ingressam na instituição, acabam desistindo antes de concluir as graduações, deixando vagas ociosas.

O reitor lembrou que recentemente, a Unimontes teve atestada a melhoria da qualidade do ensino ministrado, com a evolução do seu conceito no Ìndice Geral de Cursos (IGC), que passou de 3 para 4, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Outra boa notícia é que a instituição vive a perspectiva de incrementar os investimentos na investigação científica e tecnológica, a partir da chamada 04/2023, lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), dos “Centros de Tecnologia e Infraestrutura para pesquisa na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e Unimontes”. A expectativa é que sejam destinados R$ 34 milhões para apoiar projetos de pesquisadores das duas universidades.

Ainda durante “Café com a Imprensa”, o professor Wagner de Paulo Santiago informou que a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros está trabalhando na viabilização de recursos financeiros para a retomada das obras de acabamento do Teatro da Unimontes, que estão paralisadas há cerca de 10 anos. Situado no campus-sede, o anfiteatro terá capacidade para 760 pessoas sentadas.