Conteúdo do Site Antigo

Encontro com a imprensa: proposta é tornar-se um espaço do diálogo, das livres ideias e da diversidade

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

February 15, 2019

A Universidade Estadual de Montes Claros busca maior aproximação com a comunidade, além dos seus muros, consolidando-se como um espaço de livres ideias e uma instituição mais inclusiva, que priorize a diversidade. A proposta foi ressaltada pelo reitor da Unimontes Antonio Alvimar Souza, durante o “Encontro com a Imprensa”, na manhã desta sexta-feira (15/2). Ao lado da vice-reitora Ilva Ruas Abreu, ele apresentou a equipe da nova gestão superior da instituição, empossada em dezembro de 2018.

Realizado no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), no antigo Casarão da Fafil, o evento contou com a participação dos profissionais de jornais, rádios, TVs e mídias digitais de Montes Claros, em um clima amistoso e descontraído. Destaque, na oportunidade, o momento especial para a Universidade com a comemoração dos 30 anos como instituição pública estadualizada em 2019.

“A Universidade quer ser um espaço do diálogo com as pessoas. A nossa intenção é pensar numa universidade que derrube os muros, que consiga dialogar com a sociedade. A proposta é falar sempre com todos os atores que estão à nossa volta”, afirmou o reitor.

Como objetivo da Unimontes, abordou a construção de parcerias com os diferentes segmentos comunitários. “O nosso grande esforço é fazer com possamos ter um maior diálogo com a sociedade, criando as relações mais profundas com todos os setores da comunidade, sejam religiosos, empresariais, órgãos público e outros. Não podemos prescindir de ninguém, desde os pioneiros – dos mais antigos -, até os mais novos”, observou Alvimar Souza.

ESPAÇO DAS LIVRES IDEIAS

O reitor salientou que a missão da Universidade é tratar de todos “os temas que permeiam a nossa vida, mesmo as questões polêmicas. Compreendemos que a universidade não pode ser apenas um lugar fechado, mas um espaço da diversidade, um espaço das livres ideias, da pesquisa e do ensino de qualidade, um espaço onde se faz extensão; um espaço onde se lida com todas as questões da sociedade. A universidade precisa ser um espaço de todos”, disse ele.

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO: MOSTRAR A VERDADE

Agradecendo a presença dos profissionais da comunicação, o reitor enalteceu o papel dos comunicadores não somente na divulgação das ações da universidade, mas dos acontecimentos de toda comunidade, na busca pela verdade. “Entendo que a missão da comunicação é importantíssima, pois o mundo é mostrado pelas palavras. São os jornalistas que divulgam os acontecimentos e informam as pessoas. Os comunicadores têm a tarefa fundamental de fazer com que as coisas sejam colocadas às claras, que o verdadeiro seja colocado acima de tudo”, concluiu o reitor.

30 ANOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUALIZADA

A vice-reitora Ilva Ruas Abreu destacou que, em 2019, a Unimontes completa 30 anos como universidade pública estadual. A antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros por intermédio da Constituição Mineira, promulgada em 30 de setembro de 1989.

“Hoje, podemos dizer que a nossa instituição está consolidada. Mas precisamos expandir a nossa universidade, fazer com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior público. E a Unimontes, como instituição pública, cumpre este papel no Norte de Minas”, afirmou a vice-reitora.

A professora Ilva Ruas Abreu ressaltou que a proposta da atual gestão da Unimontes é fazer com a universidade seja cada vez maior e mais inclusiva. “A nossa missão nos próximos quatro anos será de dar continuidade ao trabalho daqueles que nos antecederam: contribuir para que a Unimontes cresça ainda mais e seja uma universidade que dá oportunidade às pessoas. Queremos que a Universidade seja realmente um grande patrimônio do Norte de Minas”, enfatizou a vice-reitora.