Conteúdo do Site Antigo

Enade/2012: cinco cursos da Unimontes alcançam nota máxima

By DTI

October 07, 2013

Todos os cinco cursos da Universidade Estadual de Montes Claros avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) referente ao ano de 2012 alcançaram notas máximas (5 e 4). O resultado oficial foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (07/10).

Os cursos de Administração e Direito da Unimontes obtiveram o conceito 5, enquanto que os cursos de Ciências Contábeis (Montes Claros e Salinas), e Ciências Econômicas alcançaram a nota 4.

O último Enade foi realizado no dia 25 de novembro de 2012 com os alunos concluintes de cada graduação. Em todo o país, foram avaliados 7.228 cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas (Bacharelado) e áreas afins de 1.646 instituições de ensino superior, com a participação de 536 mil estudantes.

“Praticamente todos os cursos da Unimontes neste exame mantiveram ou melhoraram seus conceitos se comparados com a última avaliação do Enade para estas áreas, realizada em 2009”, observa o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.

Ele ressalta que o alto rendimento para a conquista desses conceitos máximos é reflexo da qualidade do ensino oferecido pela Unimontes. “Em linhas gerais, o Enade avalia a qualidade da formação do acadêmico. Dessa forma, a Universidade reforça o compromisso de manter seus cursos entre os melhores do Brasil como atestam os conceitos máximos do Enade”, acrescenta o pró-reitor.

A cada ano, por meio do Enade, o MEC avalia um grupo de cursos de acordo com a área de conhecimento. Uma mesma graduação é avaliada a cada três anos.

No próximo dia 4 de dezembro, o MEC disponibilizará os conceitos dos cursos e instituições de acordo com a qualificação/titulação do corpo docente e infraestrutura. Esses dois itens somados ao desempenho dos estudantes definem o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos) da instituição de ensino superior (IES).