Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Enade/2009: qualidade dos cursos da Unimontes é destaque em avaliação do MEC

– Curso de Ciências Contábeis ministrado no campus de Salinas é o oitavo melhor entre as instituições públicas do País –

Cinco cursos da Unimontes receberam conceitos máximos no Enade referente ao ano de 2009, divulgado pelo MEC (Léia Oliveira)

A melhoria da qualidade dos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi reconhecida no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2009. De acordo com os resultados da avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), de sete cursos da Unimontes, cinco receberam conceitos máximos – notas 4 ou 5.

Um deles foi o curso de Ciências Contábeis do Campus de Salinas, avaliado com a nota 5, que teve a primeira turma graduada em janeiro de 2010. Considerando todos os componentes utilizados na avaliação, ele aparece como o segundo melhor curso entre as instituições públicas em Minas e o oitavo do Brasil.

Também alcançaram o conceito 5 no Enade/2009 os cursos de Direito, como o terceiro melhor do Estado e 15º no País, além de Administração, 8º em Minas e 25º no Brasil. Receberam a nota 4 os cursos de Ciências Contábeis (campus-sede), o sexto de sua área em Minas,e de Artes/Teatro, que é o segundo melhor entre as instituições mineiras públicas avaliadas e o 10º no País. Esses cursos também obtiveram conceitos máximos na edição 2006 do Enade.

METODOLOGIA – O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos, os programas e suas habilidades e competências. O Enade/2009 compreende a avaliação realizada entre os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de 22 áreas de todo o País

“Os resultados da avaliação promovida pelo MEC referendam a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros. O bom desempenho no Enade também é conseqüência dos investimentos na qualificação do corpo docente dos avanços nas áreas de pesquisa e de extensão”, afirma a pró-reitora de Ensino da Unimontes, Anete Marília Pereira.

“Também devemos destacar a participação dos nossos alunos, pois eles é que são avaliados diretamente”, complementa a professora Anete.

Os avanços dos cursos da instituição também são enaltecidos pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. “Os métodos adotados pelo Enade são sólidos e demonstram a responsabilidade do Ministério da Educação para expressar a qualidade do ensino superior no Brasil”, observou. Para ele, o sistema representa uma inovação nos polêmicos critérios de avaliação do ensino. “Neste contexto, a Unimontes se mostra competente, apresentando bons resultados na avaliação do MEC”, afirma o reitor.

MAIS AVANÇOS

“A proposta da Universidade Estadual de Montes Claros é manter a progressiva revitalização e adequação dos cursos de graduação no sentido de atender, de forma cada vez mais competente, aos anseios da sociedade”, destaca o professor João Canela, cumprimentando toda comunidade acadêmica pelos bons resultados alcançados no Enade/2009.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO – O Enade é uma avaliação do ensino superior adotada pelo MEC, em substituição ao antigo “Provão”. No sistema, são observados o conceito “Enade” (a nota propriamente dita), que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos, através de provas sobre conteúdos específicos e formação geral; e o conceito “IDD” (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Além disso, a avaliação do MEC é integrada ainda pelo Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que é definido, dentre outros componentes, com a soma de 40% da nota do “Enade”, 30% da nota do IDD e mais 30% divididos entre informações sobre corpo docente, infraestrutura da instituição e outros critérios. Nas três avaliações, as notas vão de 1 a 5.