Notícias

Emoções e agradecimentos marcam as solenidades pelos 30 anos de estadualização da Unimontes

By Christiano Lopes Jilvan

September 23, 2019

“Tivemos momentos difíceis, mas também momentos de alegria”, destaca reitor nos eventos com a participação da comunidade acadêmica

“A Universidade é um espaço de oportunidades. Hoje, recordamos que já tivemos momentos difíceis e de turbulências. Mas, também tivemos muitos momentos de alegria e de contribuição com o desenvolvimento da nossa região”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, ao presidir, juntamente com a vice-reitora Ilva Ruas Abreu, a comemoração pelos 30 anos de estadualização da instituição, na manhã desta segunda-feira (23/9). Por intermédio da Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi transformada na atual Unimontes.

As atividades comemorativas das três décadas da Unimontes como universidade pública estadual foram iniciadas com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Reitoria, que contou com a Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro, música sacra e MPB, além do “parabéns”.

Execução da Banda de Música da PMMG foi uma das atrações no evento

Na oportunidade, ao agradecer a presença dos músicos, o reitor destacou o papel da Unimontes na propagação do conhecimento e da cultura e na melhoria da vida das pessoas. “Todos nós somos Unimontes”, disse.

Hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas e da Unimontes

Em seguida, foi realizada, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário (CEU), a celebração “Momento de Espiritualidade – Gratidão à Vida”. Além da apresentação de grupos de música gospel formados por acadêmicos do Curso de Extensão em Música (CEM) e pela professora Alessandra Ericson Xavier – e filhos –, o evento contou um momento de reflexão, apresentado pela professora Claudiana Bauman, do Departamento de Educação Física e do Desporto.

“Sermos Educadores reflete esta disposição. Primeiro em nós mesmos. E depois, se Deus nos der a energia e a sabedoria necessárias, talvez possamos ajudar os outros a descobrirem esta disposição em si mesmos, para que atinjam o seu melhor”, enfatizou.

A programação comemorativa especial teve continuidade com a solenidade de homenagens aos deputados constituintes, ex-dirigentes, professores e servidores técnico-administrativos aposentados que participaram diretamente do processo de estadualização e contribuíram com o crescimento da instituição pública.

A reitor Antonio Alvimar recordou a trajetória da Unimontes, enaltecendo os avanços e o trabalho dos seus professores e servidores técnico-administrativos. Ele destacou que o ensino na Unimontes foi melhorado ao longo dos anos, envolvendo três gerações de professores. A primeira delas, lembrou, foi formada pelos pioneiros, que “construíram os alicerces da universidade”, na época da antiga FUNM. Depois, vieram os docentes que ingressaram na carreira por intermédio de outros dois concursos públicos promovidos pela instituição superior.

“A universidade é a protagonista de uma história coletiva”, afirmou o reitor. Ele disse que as decisões da instituição são colegiadas, envolvendo os departamentos, coordenações de cursos e outras instâncias, tendo com o órgão máximo o Conselho Universitário.

O professor Antonio Alvimar Souza salientou que, ao mesmo tempo em que busca a melhoria dos cursos, das atividades de extensão e pesquisa e da prestação de serviços, a Unimontes procura maior aproximação com a comunidade. “A Universidade vive um momento importantíssimo – um divisor de águas. Ao mesmo tempo em que comemoramos 30 anos de estadualização, vivemos um momento em que a sociedade cobra quais os serviços – qual o retorno – que a universidade oferece para esta sociedade”, observou.

Lembrou, ainda, o trabalho dos ex-dirigentes da instituição de ensino superior. “Cada reitor que esteve à frente da Universidade teve um papel muito importante para a sua consolidação”, disse, citando os ex-reitores José Geraldo de Freitas Drumond (falecido em novembro de 2016) e os professores João dos Reis Canela e Paulo César Gonçalves de Almeida, estes dois últimos presentes na cerimônia, na qual foram homenageados.

A vice-reitora Ilva Ruas Abreu também enalteceu o empenho dos professores, servidores técnico-administrativos e demais colaboradores da Unimontes e os avanços da instituição. “A Universidade já cresceu muito. Acredito que, com a participação de todos, podemos fazer muito mais do que fizemos até agora”, declarou vice-reitora, que também foi uma das participantes do processo de estadualização da antiga FUNM.

RESGATE HISTÓRICO

Um dos homenageados durante a solenidade foi o ex-deputado Milton Cruz, autor da emenda à Constituição de Minas Gerais que resultou na transformação da FUNM na atual Unimontes. Emocionado, ele recordou como foi o trabalho desenvolvido junto aos demais parlamentares e ao relator da Constituinte Mineira, deputado Bonifácio Mourão, para assegurar a estadualização.

Milton Cruz também destacou o esforço de professores e ex-servidores da instituição no processo de estadualização. Ele citou o empenho do professor Antonio Jorge (falecido, em acidente automobilístico, em novembro de 1999). O ex-deputado lembrou que o professor Antonio Jorge chegou a morar em seu apartamento em Belo Horizonte durante três meses, somente para o trabalho junto aos constituintes mineiros, na busca de apoio para a aprovação da emenda da estadualização da antiga FUNM.

Uma das homenageadas, a servidora aposentada Marlene Marques da Silva Dias deu um depoimento emocionado. “Recebo esta homenagem com muito orgulho. A Unimontes está no meu coração e na minha alma”, afirmou Marlene Marques, que, entre, outras funções, foi secretária dos conselhos superiores da instituição.

OS HOMENAGEADOS

Durante a cerimônia, a homenagem ao ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond foi recebida pela médica Márcia Queiroz Gonzaga (viúva do ex-reitor). Além do ex-deputado Milton Cruz, dos ex-reitores Paulo César Gonçalves de Almeida e João dos Reis Canela, do atual reitor e da atual vice-reitora, receberam a homenagem durante o evento ex-diretores e atuais diretores de centros, professores e servidores aposentados, juntamente com ex-integrantes da comissão da instituição da Universidade. Houve, ainda, homenagens póstumas, com familiares representando os colaboradores da Unimontes.

VEJA MAIS FOTOS