A contribuição dos cursos superiores com o desenvolvimento regional e com a melhoria da qualidade de vida da população foi destacada durante a solenidade comemorativa dos 52 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), segunda-feira (26/05) à noite, no Casarão da Fafil. Foi prestada homenagem especial à escritora Yvonne de Oliveira Silveira, presidente da Academia Montesclarense de Letras e professora emérita da Unimontes, que, dezembro próximo, completará 100 anos de nascimento. O evento foi marcado por muita emoção.
O evento contou com uma exposição de livros, fotos, vídeo sobre a vida e a trajetória da escritora Yvonne Silveira, que foi montada no Casarão da Fafil pela equipe da Biblioteca Central da Unimontes. Houve também apresentações especiais do Coral universitário e do Grupo de Serestas “Vozes de Prata”, projeto de extensão da universidade que envolve pessoas da terceira idade.
[+] Veja mais fotos da homenagem
Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, enfatizou que a criação da Universidade Estadual de Montes Claros tem contribuído diretamente com a melhoria da qualidade de vida na região. “Ao longo de 52 anos, foi construída uma universidade cada vez mais sólida, em cima dos anseios para que, a cada dia, tenhamos uma vida melhor”, afirmou o reitor.
Ele salientou que a instituição enfrenta dificuldades, mas que estão sendo superadas por conta da determinação e do esforço do seu corpo de servidores técnico-administrativos e docentes. “Os alicerces de nossa universidade são aprofundados, de tal forma que os abalos que enfrentamos não serão obstáculos para continuar crescendo”, comentou.
HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO
O professor João Canela enalteceu a história de vida da professora e escritora Yvonne Silveira, bem como a contribuição da homenageada à educação e à cultura. “A professora Yvonne Silveira faz parte da história de Montes Claros. Através de sua magnânima capacidade, ela transforma a nossa cultura e nossas tradições em poesia”, disse.
Ressaltou também o trabalho da homenageada no ensino superior. “Temos aqui uma professora que ajudou na formação concreta e plena na construção de uma universidade feita para todos”, observou.
Em nome do departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, a professora Ivana Ferrante Rebello fez uma saudação especial à professora Yvonne Silveira. Ela lembrou a atuação da professora emérita no curso de Letras. “Dona Yvonne, de salto alto, equilibrava-se nas nuvens; fazia malabarismos com versos, rendia loas às letras e rimas. E nossos olhos curiosos, enredados pelas aulas da mestra, caíam na fatal armadilha… acabavam fascinados pela poesia”, destacou a professora Ivana.
EMOÇÃO
Emocionada, a escritora Yvonne Silveira agradeceu à comunidade universitária pela homenagem. “Agradeço ao reitor João Canela e a esta grande universidade pela homenagem e reconhecimento a minha pessoa. A Unimontes é a referência de ensino de qualidade e de desenvolvimento que ajuda Montes Claros e a região”, disse a presidente da Academia Montesclarense de Letras.
Ela recordou também dos tempos como aluna e o desafio de ser professora. Ainda durante a solenidade, o ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond falou sobre a trajetória da Unimontes, que, neste ano, completa 25 anos como instituição pública estadual – em 1989, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi transformada na atual Unimontes, pela Constituição Mineira.
Além de saudar a homenageada, ele recordou os desafios enfrentados pela instituição para se firmar como universidade pública, gratuita e reconhecida.
PRESENÇAS – A solenidade de comemoração dos 52 anos da Universidade Estadual de Montes Claros e de homenagem à professora e escritora Yvonne Silveira contou com as presenças a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, do vice-presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Prates; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI), Edilson Torquato; e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros (IGH), Wanderlino Silveira, entre outras autoridades civis e militares.