Conteúdo do Site Antigo

Em visita pela Unimontes, representantes do Governo destacam Política para o Ensino Superior

By DTI

September 01, 2016

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, nesta quinta-feira (1º/9), a visita do subsecretário de Estado de Ensino Superior (Sedectes), Márcio Rosa Portes, e do assessor de Relações Sindicais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans. 

Ambos participaram de uma reunião gerencial com o reitor João dos Reis Canela, com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, pró-reitores, diretores de Centros de Ensino e representantes da gestão superior do campus-sede e do Hospital Universitário Clemente de Faria e apresentaram as propostas do Governo de Minas para a valorização das universidades estaduais. 

Na oportunidade, o subsecretário anunciou a proposta do Estado em reunir a Escola de Governo, Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na formação de grupos de planejamento para o ensino superior. 

“Cumpre-nos, como gestores, reconhecer o papel e a importância das universidades. No entanto, a realidade passa pela discussão de metas na busca pela unidade nos projetos político-pedagógicos, de infraestrutura e, sobretudo, dos recursos humanos”, analisou Márcio Portes. 

“Os grupos de planejamento serão determinantes na busca por soluções perenes, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e sem o comprometimento das ações sob o ponto de vista jurídico e financeiro”, acrescentou Calazans. 

O reitor João dos Reis Canela considerou a reunião como “momento de fortalecimento e reconhecimento” por parte do Governo do Estado ao trabalho produtivo da Unimontes como autarquia, com 54 anos de atuação em praticamente 40% do território mineiro. Para o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, as parcerias são bem-vindas de modo a contribuir para que a Universidade seja cada vez mais próspera, com um corpo docente mais qualificado e servidores mais comprometidos. “As experiências mais recentes trazem a perspectiva de um olhar mais atento para as demandas e necessidades da Unimontes”, pontuou.