Notícias

Em visita de cortesia, presidente da Associação Americana de Medicina Desportiva sugere parcerias com a Unimontes

By Christiano Lopes Jilvan

November 19, 2021

Com sede em Indianápolis, entidade é referência mundial em perícias e no desenvolvimento de estudos em ciências da saúde

Além de intercâmbios acadêmicos, a Universidade Estadual de Montes Claros poderá desenvolver, em breve, uma série de trabalhos integrados de orientação e perícia com pesquisadores de várias partes do mundo, em especial, nas áreas associadas às Ciências da Saúde. O assunto fez parte da visita de cortesia da presidente do American College of Sports Medicine (ACSM), professora Nicole Keith, nesta semana (17/11), no campus-sede. Ela foi recebida pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Fundada em 1954, a ACSM é a maior associação no mundo em trabalhos relacionados à perícia na área da medicina do desporto, em especial nas questões relacionadas ao condicionamento físico como influência positiva na saúde de qualidade. Com cerca de 50 mil peritos filiados, alcança dezenas de países nos cinco continentes.

“A nossa disposição é criar laços institucionais para potenciais parcerias, com a possibilidade de implantação de uma rede de apoio entre a Unimontes e diferentes universidades diversos países”, destacou Nicole Keith, que vice-reitora para assuntos docentes da Universidade de Indiana (UI/EUA). Atua também como docente e pesquisadora na área de Cinesiologia e em estudos sobre envelhecimento na própria UI e no Instituto Regenstrief (também em Indianápolis).

MOBILIDADE

A visita foi acompanhada pelo professor Jaime Tolentino Miranda Neto, docente aposentado do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes, e pelo professor PH.D José Vasconcelos Raposo, que integra a ACSM e já faz parte dos programas de parceria entre a Unimontes e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Com atuação na área de Psicologia do Desporto, Raposo explica que a parceria seria viabilizada por meio de convênio, como já funciona com as demais universidades. A partir daí, caberia o network para definir as diretrizes das ações.

O reitor Antonio Alvimar finalizou o encontro destacando a possibilidade de ampliação da mobilidade internacional da Unimontes, especialmente com parceiros consolidados e com grande influência para a qualificação profissional de pesquisadores, docentes, doutorandos, mestrandos e acadêmicos da graduação dos mais diversos cursos e programas Stricto sensu.