Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Em tese de doutorado, professora da Unimontes analisa ensino da educação para as relações étnico-raciais

Professora Zilmar Santos Cardoso

A pesquisa como instrumento na aplicação de ações afirmativas no ambiente acadêmico. É o que sugere o estudo “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente”, que foi apresentado como tese da professora Zilmar Santos Cardoso, da Universidade Estadual de Montes Claros na conclusão do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências Sociais, oferecido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Unimontes. O curso Stricto sensu teve início em 2012 e encerrou-se em março último.

Na tese, a docente fez uma análise sobre as ações da Unimontes para a implementação da Lei Federal 10.639/03 e seis dispositivos legais, que determinam a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio – oficiais e particulares.

E o campo de pesquisa envolveu os cursos de licenciatura da Universidade em Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, História, Letras/Português e Pedagogia, justamente as áreas de conhecimentos citadas na Lei Federal como privilegiadas para o estudo da História e Cultura Afro-brasileira na educação básica.

ANÁLISE

“O estudo é inédito no ensino superior brasileiro”, adianta a professora, que ressalta que foi feita uma análise sobre como a Unimontes vem lidando com as políticas afirmativas e as ações realizadas no âmbito dos seus cursos de licenciatura para estimular o ensino sobre a História e Cultura Afro-brasileira, como preconiza as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais”.

A doutora em Ciências Sociais salienta que em seus estudos foi possível observar que as ações dos cursos de formação docente da Unimontes para a implementação da Educação para as Relações Étnico Raciais são ainda muito tímidas, mas ao mesmo tempo, “pontuais”.

A perspectiva, segue a pesquisadora, “é que o resultado do estudo sirva de subsídios para a que Universidade Estadual de Montes Claros possa fortalecer a discussão sobre a educação das relações étnico-raciais nos cursos de formação de professores”. Um projeto nessa direção já foi aprovado no âmbito do Departamento de Educação e está sendo planejado junto à Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes.