Notícias

Em Santa Cruz de Salinas, projeto Unimontes Solidária reforça a essência do “compartilhar conhecimento”

By Christiano Lopes Jilvan

January 24, 2020

Campanha de arborização da cidade envolveu principalmente as crianças (Fotos: Divulgação)

“O projeto por si só é maravilhoso ao propor a partilha do conhecimento, a harmonia e a união para atender a quem realmente precisa. O momento é histórico para nossa comunidade, porque são pessoas ainda com poucas oportunidades de acesso à cultura, ao lazer e a outros exemplos de cidadania. A parceria com a Universidade atingiu nossas metas e reconhecemos o esforço e o trabalho de todos para que tudo aconteça perfeitamente”. O depoimento é da prefeita Aline Teixeira, ao destacar a realização do Projeto Unimontes Solidária no município de Santa Cruz de Salinas, a 302 KM de Montes Claros, no Norte de Minas. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (21) e prosseguem até o domingo (26/1).

A caravana da Universidade Estadual de Montes Claros conta com 30 acadêmicos e egressos de diversos cursos, professores e alunos convidados da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT) e, nos últimos dois dias, foi acompanhada pelo reitor Antonio Alvimar Souza. “As impressões iniciais são extremamente positivas, porque o projeto como um todo é uma ação contundente, que interage com a comunidade. Como gestor público, eu entendo que a Universidade precisa estar nos espaços que ainda convivem com a vulnerabilidade social. Ao mesmo tempo, a Unimontes mostra a sua importância para a sociedade ao apresentar seus serviços à sociedade regional”, destaca.

As ações são das mais diversas, com ruas de lazer, iniciação esportiva, registro da história e da cultura local, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação sobre a saúde do homem e da mulher (prevenção à hipertensão e ao diabetes, do câncer de boca, de colo de útero, de mama e de próstata), além de informações sobre o acesso à Justiça (Direito da Família e Previdenciário), plantio de mudas nativas e oficinas de dança e de robótica. Além da área urbana, são atendidos os distritos mais populosos, como Santo Antônio, Água Boa e do Sumidouro.

MAIORIDADE

Coordenador do Unimontes Solidária, o professor Gilson José Fróes lembra que o projeto Unimontes Solidária atinge sua “maioridade” em 2020, ao completar 18 anos. “Santa Cruz de Salinas é o 80º município atendido e, como sempre foi premissa do projeto, procuramos colaborar com as comunidades com as demandas sociais mais urgentes, a partir da orientação das prefeituras – que são as nossas parceiras”. A supervisão geral é da Pró-Reitoria de Extensão.

Equipe de alunos, reitor e coordenadores durante as bênçãos para a realização do projeto em Santa Cruz de Salinas

Uma das anfitriãs da caravana da Unimontes, a educadora física Maria Tereza Durães Sobrinho trabalha no município e se diz agraciada em receber a universidade. “Foi uma semana muito produtiva. O projeto estreita os laços e espero que esta presença da Unimontes seja permanente, especialmente porque há outros projetos da instituição com esta proposta de acolhimento”, depôs.

Para Bianca Amaral Tolentino, psicóloga da equipe de saúde de Santa Cruz de Salinas, a dimensão do projeto é ainda maior porque se associa ao trabalho que a prefeitura já realiza. “Esta interação tem sido um aprendizado para todos os lados”. O atendimento na manhã desta sexta-feira, por exemplo, foi na praça principal durante a feira popular (alimentos, utensílios e roupas), com direito à apresentação da fanfarra escolar de Santa Cruz de Salinas. Neste sábado, a comunidade de Água Boa será atendida e haverá, ainda, um passeio e o pedal ecológico.

Especialmente nas atividades de lazer como cama elástica, oficinas de dança e no plantio de mudas nativas pelas praças e canteiros da cidade, as crianças têm sido as principais protagonistas nas iniciativas do projeto. Da mesma forma, a população mais idosa, representada pela moradora Maria Senhora. “Gostei de tudo o que vi, desde a igreja (onde houve a bênção da equipe da Unimontes e uma roda de conversa para apresentar o projeto à comunidade) até a animação das crianças que estão participando”, disse.