Notícias

Em projeto com escola pública, Unimontes faz mapa de degradação na Serra do Taquaril, em Unaí

By Christiano Lopes Jilvan

September 17, 2019

Sol escaldante, forte calor, baixa umidade do ar e vegetação seca associada ao descarte irregular de resíduos. A combinação forma o cenário ideal para a ocorrência de queimadas, tema que vem sendo objeto de estudo para alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica, ambos vinculados ao curso de Ciências Biológicas do Campus Unaí, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Neste sentido, o trabalho de campo mais recente foi realizado na última semana (11/9), na região da Serra do Taquaril, onde os focos de incêndios comuns, com origem principalmente no lixo descartado de forma irregular e pelos resíduos deixados pelos visitantes.

A análise dos efeitos da degradação ambiental – bem como a observação do ecossistema do Cerrado – envolve, ainda, os alunos do 1º ano da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, educandário parceiro da Unimontes nas ações do PIBID e da Residência Pedagógica.

Na caminhada ecológica, transformada numa espécie de blitz, o grupo fez o recolhimento do lixo encontrado ao longo do percurso entre a Serra do Taquaril e o Cruzeiro. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) e da Prefeitura Municipal de Unaí.

A visita técnica é uma das ações de um projeto mais amplo da Unimontes, denominado “Conscientização e Preservação do Cerrado”. A prática extensionista é mais ampla, com a identificação da morfologia das plantas, tipos de fauna e flora, classificação de relevo, condições de preservação e degradação do ecossistema, incidência de erosões, dentre outros pontos. As invasões identificadas, com construções em áreas verdes, foi outro ponto observado pela equipe.