Notícias

Em palestra gratuita, Núcleo de Acessibilidade da Unimontes debate “Transtorno do Espectro Autista no Mercado de Trabalho”

By Christiano Lopes Jilvan

December 10, 2021

“O que você precisa saber para incluir e respeitar pessoas com TEA no ambiente de trabalho”. Com relatos de experiências, debate e interação com o público, o tema será abordado em palestra virtual e gratuita organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Será na próxima segunda-feira (13/12), às 18h30. A promoção é do SAMTEA, projeto multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes que contribui com o desenvolvimento de atividades sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – com o suporte do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI).

A transmissão será pelo YouTube (Canal SAMTEA-Unimontes: link: https://cutt.ly/fYET24Q).

CONVIDADOS

Um dos convidados é Thiago Soares Murça França, acadêmico do curso de Licenciatura em História/Unimontes (campus-sede), que teve o TEA diagnosticado há três anos. Aos 24 anos, ele atua como assistente administrativo no Setor de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Também participa da iniciativa o professor Leandro Martins de Miranda. Há quatro anos, ele foi diagnosticado com o espectro autista e com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ele é graduado em Licenciatura em Artes/Teatro e especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, ambos pela Unimontes.

Atualmente com 36 anos, Leandro é multiprofissional, como marionetista, ilustrador e pintor, técnico em automação industrial e programador de micro controladores. Traz no currículo comendas como o prêmio de Cultura Banco do Nordeste/BNDES e do Fundo Estadual de Cultura.

“PARTICIPE” – A professora Silvana Diamantino França é coordenadora do NUSI, que funciona como o Núcleo de Acessibilidade da Unimontes. Também integrante do SAMTEA, ela fará a mediação da palestra e faz um convite aos acadêmicos dos mais diversos cursos da Universidade, professores e pesquisadores das demais instituições para que conheçam mais sobre a atuação do Núcleo.

Da mesma forma, espera que os participantes saibam mais sobre as experiências de superação dos convidados, bem como as ações do SAMTEA, que conta com a coordenação geral da professora Marize Fagundes, do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS).

Durante a transmissão, haverá lista de presença para a entrega de certificado.