“O que você precisa saber para incluir e respeitar pessoas com TEA no ambiente de trabalho”. Com relatos de experiências, debate e interação com o público, o tema será abordado em palestra virtual e gratuita organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros.
Será na próxima segunda-feira (13/12), às 18h30. A promoção é do SAMTEA, projeto multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes que contribui com o desenvolvimento de atividades sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – com o suporte do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI).
A transmissão será pelo YouTube (Canal SAMTEA-Unimontes: link: https://cutt.ly/fYET24Q).
CONVIDADOS
Um dos convidados é Thiago Soares Murça França, acadêmico do curso de Licenciatura em História/Unimontes (campus-sede), que teve o TEA diagnosticado há três anos. Aos 24 anos, ele atua como assistente administrativo no Setor de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Também participa da iniciativa o professor Leandro Martins de Miranda. Há quatro anos, ele foi diagnosticado com o espectro autista e com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ele é graduado em Licenciatura em Artes/Teatro e especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, ambos pela Unimontes.
Atualmente com 36 anos, Leandro é multiprofissional, como marionetista, ilustrador e pintor, técnico em automação industrial e programador de micro controladores. Traz no currículo comendas como o prêmio de Cultura Banco do Nordeste/BNDES e do Fundo Estadual de Cultura.
“PARTICIPE” – A professora Silvana Diamantino França é coordenadora do NUSI, que funciona como o Núcleo de Acessibilidade da Unimontes. Também integrante do SAMTEA, ela fará a mediação da palestra e faz um convite aos acadêmicos dos mais diversos cursos da Universidade, professores e pesquisadores das demais instituições para que conheçam mais sobre a atuação do Núcleo.
Da mesma forma, espera que os participantes saibam mais sobre as experiências de superação dos convidados, bem como as ações do SAMTEA, que conta com a coordenação geral da professora Marize Fagundes, do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS).
Durante a transmissão, haverá lista de presença para a entrega de certificado.