Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Em Fórum, Unimontes sensibiliza comunidade para preservar documentos públicos e arquivos históricos

A Unimontes, inicia um grande marco na proposta de preservação dos documentos antigos e arquivos públicos. Nossa meta é sensibilizar a comunidade para a importância dessa ação que irá beneficiar toda a região do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O posicionamento é da professor Cláudia de Jesus Maia, chefe do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros, durante a solenidade de abertura do I Fórum Regional “Cidades, Patrimônio e Arquivos- Quem cuida da Nossa História”, nesta quinta-feira (22/10).

O evento foi organizado a partir da iniciativa de professores, pesquisadores, alunos e historiadores preocupados com a pouca preservação dos arquivos regionais. Como grande objetivo, a proposição do amplo debate na elaboração de estratégias no processo de resgate e tratamento dos arquivos nos municípios das regiões atendidas pela Unimontes.

“A Universidade Estadual de Montes Claros colabora com essa ação para desenvolver um política de recuperação e preservação de arquivos históricos e documentos públicos na região. O papel do Departamento de História é de extrema relevância neste processo, especialmente na busca de parcerias com as prefeituras com o objetivo de sensibilizar os gestores”, pontuou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

PEDRA AZUL – Na oportunidade, o reitor anunciou a criação do curso de História no município de Pedra Azul. “Levaremos este curso para a cidade como forma de colaborar com esta ação e ajudar na formação de profissionais habilitados para lidar não só com a preservação de documentos públicos e históricos, mas auxiliar nas pesquisas documentais” acrescentou.

Logo após a abertura oficial, o vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Sousa ministrou palestra sobre a Importância dos Arquivos Históricos. Ele destacou a necessidade de mudança na chamada cultural patrimonial como forma de melhorar o trabalho dos historiadores.

“Temos no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha um rico e vasto patrimônio histórico e,no entanto, não há uma política de preservação dos documentos. Enfrentamos, ainda, o desafio de arquivos públicos se concentrarem nas mãos de particulares e, por isso, é imprescindível que tenhamos mais que relatos e histórias orais; é preciso documentar e registrar a história e acabar com a negligência com os documentos possibilitando o direito à informação”, afirmou o vice-reitor.

Em seguida, o professor ngelo Carrara, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fez uma abordagem sobre os “Os Acervos Documentais e o Patrimônio Cultural do Norte de Minas”. O I Fórum Regional “Cidades, Patrimônio e Arquivos” teve sequência à tarde, com a mesa redonda “Organização, Preservação de Acervos – Algumas Experiências”, com a participação dos professores Francisco Eduardo de Andrade, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ivana Denise Perrela, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Luiz Milian Mundim, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

No encerramento, a mesa redonda “A Unimontes e a Preservação de Patrimônios Arquivísticos”, com as professoras Jonice Procópio, Filomena Reis Cordeiro e Jeanete Xavier, contando também com a participação do professor Denilson Meireles.