Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Em encontro com o DCE, Gestão sugere política conjunta de Orientação e Conscientização no campus-sede

Tornar o campus-sede um espaço mais seguro para acadêmicos, servidores, professores e demais usuários. Essa foi o assunto do encontro realizado entre o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e integrantes da Gestão Superior da Universidade com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na tarde dessa segunda-feira (14).

A reunião tratou sobre a temática da segurança no campus-sede. Na oportunidade, o reitor adiantou que “a Gestão de Campi mantém os serviços de manutenção do sistema de iluminação do campus, inclusive com a substituição de lâmpadas na parte interna da Universidade”.

Ainda sobre a iluminação, as substituições das lâmpadas queimadas na área externa já foram solicitadas ao município, responsável direto pelos postes. Além dos aspectos da segurança no campus, o DCE sugeriu encontros permanentes com a Gestão Superior, assim como ocorreu durante as discussões que levaram à regulamentação das políticas públicas dos estudantes.

Atualmente, a Unimontes desenvolve estudos referentes à ampliação e melhoria da segurança na Universidade. Em processos licitatórios – já em fase final –, está sendo adquirido um novo sistema de vigilância eletrônica, com a implantação de câmeras de maior definição, monitoramento e gravação permanente em todos os espaços estratégicos, além de medidas implementadas no interior dos prédios.

O processo contempla a compra de duas câmeras semelhantes às do sistema “Olho Vivo”, com cobertura em 360 graus na área externa, com a viabilidade de cobertura dos espaços de maior fluxo, como a portaria principal e a portaria Leste, trevos e acesso aos prédios 1, 2 e 3.

Será contratado também serviço de vigilância motorizada, de forma a assegurar maior agilidade na cobertura dos pontos estratégicos de acesso ao campus.

POLÍTICA DE ORIENTAÇÃO

“Compartilhar a gestão faz parte do processo democrático do qual a Unimontes está inserida. É preciso, portanto, ter cautela para assegurar que os processos legais sejam eficientes, observando, por exemplo, o andamento das licitações. Com certeza, o DCE contribuirá em muito na elaboração de uma Política de Orientação e Conscientização no campus”, acrescentou o reitor.

Dentro da proposta da Política de Orientação, estaria assegurado ainda novo layout da segurança no campus, contemplando, prioritariamente, uma normatização dos eventos realizados na universidade, como as Calouradas.

“As questões têm sido encaminhadas e deliberadas democraticamente. Precisamos, contudo, promover a Cultura de Paz na Unimontes, incentivando a vigilância solidária entre os prédios e seus usuários. Todos temos papel fundamental para preservar a paz na Universidade. E podemos começar zelando pela nossa segurança e a dos outros”, acrescentou o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

A previsão é que, até o final desta semana, a empresa vencedora do processo de licitação para o serviço de segurança no campus se reúna com a Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças para definir detalhes e a breve instalação dos equipamentos de monitoramento.