Conteúdo do Site Antigo

Em dois eventos, Serviço Social destaca a integração para a melhor formação acadêmica

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

April 22, 2019

O ambiente acadêmico na formação profissional em debate associado ao exercício da profissão e ao mercado de trabalho. Esta foi a tônica da aula inaugural “Travessias e Lutas do Serviço Social Brasileiro”, realizada neste mês, pelo curso de Serviço Social da Unimontes.

Os trabalhos foram coordenados pela assistente social e professora doutora Leni Maria Pereira Silva, da Unimontes, e pelo acadêmico Igor Medeiros Rocha, que integra a executiva nacional dos Estudantes de Serviço Social (Enesso) e faz parte do CA Rosa Luxemburgo/Unimontes. Outra profissional da assistência social, Kátia Tatiane Brito, com atuação no sistema prisional, também participou dos trabalhos.

Dentre os assuntos relacionados às temáticas da aula inaugural os desafios para a formação de qualidade frente às (contra) reformas do Estado e ao cenário de restrição financeira no setor público, além da movimento estudantil como aspecto formativo e o seu papel na defesa de uma formação crítica e comprometida em transformar a realidade social.

REPRESENTATIVIDADE

Ainda em abril, a Unimontes esteve representada em Belo Horizonte na realização do 2º Encontro Estadual das Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social. O professor Wesley Helker Felício Silva, participante pela Universidade Estadual de Montes Claros, considerou a oportunidade ímpar “para o debate e construção de estratégias contemporâneas para enfrentar a fragilização do ensino superior” em momentos de reformas e de restrições financeiras na esfera pública.

“Fica o desafio de fortalecer a participação da Unimontes em espaços como este, no intuito buscar a excelência para a formação acadêmica, rigorosamente comprometida com as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, com o projeto ético-político da graduação e com os valores da democracia, dos direitos humanos e da justiça social”, analisou o professor.

O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/MG em parceria com a ABEPSS.