Conteúdo do Site Antigo

Em comemoração pela data, servidores da Unimontes participam de prova de orientação

By DTI

October 29, 2015

Uma competição que envolve, ao mesmo tempo, concentração, esforço físico, raciocínio e superação. Assim é a prova de orientação, que foi disputada na manhã desta quinta-feira (29/10), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a participação de servidores e acadêmicos da instituição. A atividade foi inserida na programação especial pelo Dia do Servidor (28 de outubro).

A prova de orientação foi promovida pela coordenação do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício” e pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), com o apoio de equipe do 55º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército na organização. Antes da largada, realizada na quadra 3, o tenente reformado do Exército Roner Terence Dias, filiado à Federação Brasileira de Orientação (FBO), fez uma explicação para os atletas sobre as regras da competição.

COMO FUNCIONA A PROVA DE ORIENTAÇÃO

Na prova de orientação, os competidores recebem um mapa, no qual constam indicações e símbolos, que devem ser interpretados para percorrer o itinerário previamente determinado. Além do mapa, eles também se orientam por uma bússola. Em cada ponto do percurso existem os chamados “prismas”. Neles, os participantes fazem as marcações (“picotam”) um cartão, o que serve de comprovação de que seguiram o itinerário corretamente.

A prova é disputada em áreas ao ar livre e de vegetação nativa. Por essa razão, a orientação, que surgiu na Suécia, é denominada de esporte “amigo da natureza”. “Trata-se um esporte inclusive, que pode contar com a participação de pessoas de 12 até 90 anos de idade. São percorridos de um a 15 quilômetros. É uma prova de superação, na qual o competidor avalia os seus limites”, afirma o tenente Roner Terence Dias, que dispôs a participar de outros eventos na Universidade, voltados para a divulgação e o aprendizado da prática esportiva.

Nesta prova especial, os servidores e alunos da Unimontes percorreram uma distância de 1,7 mil metros no Campus Universitário. A chegada aconteceu no Centro Esportivo, próximo da piscina olímpica.

OS VENCEDORES

No mesmo local, foi realizada a solenidade de entrega de medalhas aos vencedores. Foram eles: em primeiro lugar, o estagiário e acadêmico do 4º período de Educação Física Roger Ruhan Ramos Aguiar (masculino) e Danniela Higino Maia (feminino); em segundo lugar: Gilberto Júnior e Daniela Costa: e em terceiro lugar, Carlos Vítor e Neiane Rafael Costa.

Na oportunidade, o coordenador do Centro Esportivo Universitário, professor Hermenegildo Giovanoni Neto, agradeceu a participação dos atletas e destacou o apoio do 55º BI do Exército, que viabilizou a realização do evento. Os bons resultados da iniciativa também foram ressaltados por Ludmila Cunha Botelho Oliveira, que coordena eventos e projetos de integração pela DDRH.

A solenidade de premiação contou com a participação do comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Marcus Vinícius Mansur Messeder. Ele lembrou que a orientação vem sendo praticada no 55º BI do Exército e destacou a importância da parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, visando a difusão da modalidade. “O esporte e a educação são os pilares da sociedade e de um país, promovendo a inclusão social e a integração entre as pessoas”, enfatizou Messeder.

A servidora Danniela Higino Maia, uma das vencedoras da prova de orientação, confessou a satisfação pela conquista. “Fiquei muito feliz em ter chegado em primeiro lugar. Espero poder participar de outras competições iguais a esta”, disse a servidora, que atua na Procuradoria da Unimontes. O acadêmico e estagiário Ruhan Ramos Aguiar salientou que sempre gostou de participar das competições esportivas. “A orientação é uma prova que nos possibilita superar nossos limites”, considerou.