Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Em audiências com seis ministérios, Unimontes apresenta pauta para incrementar projetos de interesse coletivo

Encontro dos representantes da Unimontes com o ministro Marcelo Álvaro, no Ministério do Turismo (Foto: Divulgação)
Encontro dos representantes da Unimontes com o ministro Marcelo Álvaro, no Ministério do Turismo (Foto: Divulgação)

Para ampliar sua atuação no ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços, sobretudo valorizando as potencialidades institucionais, a Universidade Estadual de Montes Claros busca maior alinhamento com o Governo Federal. Neste mês, uma comitiva representando a Unimontes cumpriu uma agenda de visitas em Brasília/DF para formalizar uma série de propostas que possam incrementar as ações desenvolvidas em praticamente 40% do território mineiro, sobretudo com o foco maior no benefício direto à comunidade.

Os encontros pontuais nos Ministério da Defesa, da Cidadania, da Saúde, do Esporte, do Turismo e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações permitiram organizar e definir as prioridades e medidas que deverão ser tomadas pela Unimontes para oficializar o pedido de suporte e de parceria do Governo Federal.

“Os encontros foram importantes para acertamos as dinâmicas necessárias para que a Unimontes oficialize suas propostas e tenha o respaldo e o reconhecimento necessário dos ministérios e de seus responsáveis para viabilizar os projetos de real interesse coletivo”, afirma o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, que esteve à frente do grupo da Universidade.

Também representaram a Unimontes, a chefe do Escritório de Representação em Belo Horizonte (ERU), Cristiane Fátima do Monte Saldanha; o assessor de Orçamento e Finanças, Otil Carlos Dias dos Santos; e o diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor), Roney Versiane Sindeaux,

DEMANDAS

Um dos assuntos tratados no Ministério da Defesa foi a possibilidade de a universidade ser referência no Estado nas atividades de capacitação profissional de reeducandos. Será analisado um diagnóstico da situação do sistema a partir de dados oficiais do Estado, com possibilidades de elaboração de políticas públicas específicas para esta capacitação em iniciativas piloto e posterior expansão.

Já no Ministério da Saúde, a Unimontes trabalha com a possibilidade de ampliação dos projetos associados à Telemedicina, a partir da expertise que a equipe da Universidade já possui no atendimento a distância como polo da rede telessaúde em Minas Gerais, marcado, especialmente, pela redução no deslocamento de pacientes e o compartilhamento de diagnósticos entre os profissionais. A proposta de expansão envolveria o Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD).

Outra ação sugerida está na associação de projetos das áreas de esporte, cultura, cidadania e de assistência social para formação de atletas paralímpicos, com coordenação associada pela Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação Física e do Desporto. Além disso, haveria a capacitação técnica presencial e a distância de profissionais para a condução dos trabalhos.

MAIS VAGAS

A possibilidade de ampliação de vagas ofertadas pela Unimontes, por meio do Pronatec, também foi discutida na série de encontros no Distrito Federal, assim como a formalização de pedido para nova liberação de recursos constantes no termo aditivo para as últimas quatro escolas ainda em fase de construção no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado.

Na reunião no Ministério do Turismo, houve uma apresentação da estrutura funcional e dos dados atuais da Unimontes e da Fadenor. Dentre as proposições no diálogo com a universidade estão: oferta de cursos de capacitação e de formação técnica no atendimento de demandas do turismo regional, como secretários municipais, gerentes e guias. Outro ponto estratégico está no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), como referência na divulgação do potencial turístico para capacitação pessoal e captação de recursos dos cursos a serem ofertados.