Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Egresso da Unimontes convidado pelo Governo da Inglaterra para atuar como árbitro nas disputas comerciais do Pós-Brexit

Barral é pós-doutor em Direito do Comércio Internacional

O advogado e pós-doutor em Direito do Comércio Internacional Welber Oliveira Barral, natural de Montes Claros, foi convidado para compor – como árbitro, o novo sistema de solução de controvérsias do Reino Unido, o pós-Brexit. O sistema decide as disputas comerciais entre o Reino Unido e os países com os quais tem acordos de livre comércio.

Welber Barral é egresso do curso de Direito da Unimontes, onde se graduou em 1990. Depois da graduação, concluiu os cursos de mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e de pós-doutorado em Direito do Comércio Internacional pela Georgetown University, em Washington (EUA).

Barral é autor de vários livros nas áreas do Comércio Exterior e das Relações Internacionais, como “Dumping e Comércio Internacional”, “O Brasil e a OMC”, “O Brasil e o Protecionismo”, “Negociaciones comerciales multilaterales” e “Arbitragem e seus Mitos”, entre outros.

Também professor universitário, o egresso da Unimontes é reconhecido como um dos mais experientes e notórios especialistas em Direito do Comércio Internacional do país, já tendo ocupado outros cargos importantes na área. De 2007 a 2011, foi secretário de Comércio Exterior do antigo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Também já foi juiz no Tribunal Permanente de Revisão do  Mercosul e atua como árbitro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O especialista destaca a importância do convite do governo britânico para ser árbitro do novo sistema de solução de controvérsias do Reino Unido, o pós-Brexit. “É uma honra, uma experiência profissionalmente enriquecedora. É uma oportunidade muito interessante devido à temática envolvida, que é o Comércio Internacional. Além disso, é um reconhecimento importante do meu trabalho”, afirma o egresso da Unimontes.

O professor Welber Barral lembra também que a experiência que adquiriu na mediação de disputas no comércio exterior, por ser árbitro de solução de controvérsias da OMC desde 2011, além de desempenhado ter sido juiz do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul entre 2012 e 2016.

O pós-doutor em Direito do Comércio Internacional recorda da sua graduação no curso de Direito, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Unimontes. “Foi uma excelente experiência acadêmica e pessoal”, assegura Welber Barral, de 53 anos, que, atualmente, reside em Brasília (DF), onde trabalha na advocacia em comércio exterior e exerce atividades acadêmicas.