Trinta e seis funcionários do Programa Poupança Jovem–Unidade Montes Claros- participaram de capacitação profissional no último dia oito de maio. A finalidade é melhorar a qualificação da equipe de educadores e a prestação de serviço.
Os educadores participaram de oficinas temáticas com foco em orientação profissional, além de palestra e discussões sobre ações protetivas desenvolvidas pelo Conselho Tutelar.
“A intenção é motivar os colaboradores e levantar possíveis problemas e soluções para melhorar o trabalho em equipe e em rede. E ainda, avançar numa atuação conjunta com o conselho Tutelar sobre ações de proteção aos Adolescentes”, afirmou a coordenadora do programa, Fabíola Araújo Lopes.
O Poupança Jovem é um dos programas estruturadores do Governo de Minas que tem como foco alunos do ensino médio que residem em áreas em risco social. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) coordena as ações em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A Fadenor é a executora do programa e as atividades são coordenadas por equipe multiprofissional. Em Montes Claros, o programa atende a 41 escolas, incluindo comunidades da zona rural, e beneficia aproximadamente 13 mil jovens. O objetivo é proporcionar ao aluno do ensino médio atividades de formação profissional, escolar, cidadão e cultural, que favoreçam e integrem esse jovem com sua comunidade, além da diminuição da evasão escolar e melhoria no desempenho escolar.
CRITÉRIOS
Conforme normas do programa, para cada ano concluído o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Assim, ao final de três anos, são depositados na conta de cada beneficiado pelo Governo de Minas R$ 3 mil. Só terá direito ao saque dos recursos o aluno que concluir regulamente o ensino médio e cumprir as metas e obrigações do Poupança Jovem.
Mais informações pelos telefones (038) 3214-4378 e 3214-4654 ou pelo e-mail poupancajovemunimontes@gmail.com
A sede do Poupança Jovem em Montes Claros está localizada na Rua Benjamim dos Anjos, 157 A, bairro Melo.