A Copa Norte de Minas de Mountain Bikejá está com o calendário definido para a quarta edição, que acontecerá em três etapas ao longo de 2017 e com a projeção superar o recorde de 320 participantes do ano anterior. A competição teve início em 2014, como projeto permanente dos acadêmicos do curso a distância em Educação Física, ministrado pela Unimontes no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Janaúba (Norte de Minas).
A primeira prova será realizada em dois de abril, com um circuito de Cross Coun. A largada será no campus Unimontes em Janaúba, próxima à área de cultivo dos cursos de Ciências Agrárias. O formato será repetido na segunda etapa, em 2 de julho, mas com um roteiro diferenciado em termos de altimetria.
A etapa final também será no campus de Janaúba, mas no estilo “Maratona XCM”. Em todas as provas, haverá premiação para os vencedores de cada categoria, além de troféu para os campeões gerais na somatória de pontos das três etapas.
MUDANÇAS
José Carlos Braga é acadêmico do 8º período do curso de Educação Física/EaD e explica que há mudanças em relação ao calendário de 2016. Ao invés de 11, a Copa terá oito categorias, uma maneira de torná-la mais competitiva. Segundo ele, a expectativa é de atingir a meta de 150 participantes por etapa, superando em 20% a média de inscritos por prova do ano passado. “A Copa tornou-se tradicional no calendário regional e com um crescimento no número de participantes a cada ano”.
Braga lembra que, em 2014, a primeira etapa reuniu cerca de 70 ciclistas. Já a última etapa realizada em 2016, na terceira edição da Copa, foram 123 participantes. “A gente procurou escolher datas que não concorram com provas de maior expressão em Minas Gerais e que contam pontos nos rankings Brasileiro e Sul-americano.
As categorias para este ano são: Elite Masculina e Elite Feminina (idade livre), Iniciante (estreantes na Copa), Juvenil, Sub-23, Sub-30 e Over 40 – todas para homens e mulheres.
A 4ª Copa Norte de Minas atenderá, ainda, a comissão de formatura do curso de Educação Física/EaD, em Janaúba, coma comercialização de produtos.