Conteúdo do Site Antigo

Editora Unimontes lança o livro “Enquanto a Imagem não Sai”, que narra a chegada dos sinais de TV a Montes Claros

By DTI

August 29, 2018

A Editora Unimontes promoverá nesta sexta-feira (31/8), o lançamento do livro “Enquanto a Imagem não sai do ar”, de autoria de Edes Barbosa. A obra integra a Coleção “Memórias” de autores regionais e faz uma narrativa sobre o trabalho de bastidores para a chegada dos primeiros sinais de televisão em Montes Claros e em outros lugares do Norte de Minas.

A apresentação será a partir das 20 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros.

Técnico de eletrônica e telecomunicações, Edes Barbosa se tornou memorialista a partir do trabalho prestado aos veículos de imprensa, como rádios FM e emissoras de TV. É natural de Montes Claros e foi responsável pela montagem da primeira oficina credenciada pela empresa General Eletric (GE) para conserto de aparelhos televisores. Os 100 primeiros chegaram à cidade em 1964.

Segundo o autor, a produção e organização do livro é um verdadeiro resgate da memória, a partir dos registros fotográficos e das anotações que fez desde os primeiros testes para trazer as imagens de TV para Montes Claros, nos anos 60 e 70. E resume: “os fatos inusitados foram inúmeros”.

“São acontecimentos impressionantes que marcaram as diversas tentativas para concretizar a chegada da TV à cidade e que não podem ser esquecidos por nossa sociedade”, disse.

Segundo Eudes, nos primeiros anos, a captação do sinal da extinta TV Itacolomy, afiliada à TV Tupi, era feita longe da área urbana, na região do Pentáurea e no município vizinho de Capitão Enéas (Serra do Catuni). Um esforço “absurdo”, de acordo com o autor, diante da dificuldade em se chegar aos pontos mais altos para a montagem das torres e do transporte dos equipamentos.

Mesmo com todo trabalho, o sinal que chegava direto de Belo Horizonte era muito precário e “caia” constantemente, até em decorrência de problemas nas válvulas. O autor revela que, a cultura da TV não foi imediatamente aceita pelos montes-clarenses diante da limitação de aparelhos e a precariedade do sinal, além da popularização do cinema à época.

A coleção Memórias tem a curadoria do escritor Wanderlino Arruda.

SERVIÇOLançamentoLivro: “Enquanto a Imagem não sai do ar”Coleção “Memórias”Autor: Edes BarbosaData: 31 de agosto – sexta-feiraLocal: Museu Regional do Norte de MinasHorário: 20 horasInformações: (38) 3229-8208