Será realizada nesta sexta-feira (10/02), no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), às 20 horas, a solenidade de lançamento do livro “Nivaldo Maciel – Encontros de Vida e Arte”, pela Editora Unimontes. O ato integra as comemorações do cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros.
A obra tem como autoras as professoras Marta Verônica Vasconcelos Leite e Raiana Maciel do Carmo e foi baseada em pesquisa realizada no âmbito da universidade – A herança artístico-cultural do seresteiro, político e repentista Nivaldo Maciel – 1920-2009 –, que reúne significativo acervo documental e fotográfico sobre a vida da personagem. Dentro desse projeto está incluída, também, a exposição apresentada pela universidade, ano passado, no Casarão da Fafil, por ocasião da realização do evento “A Gosto da Unimontes”.
O livro contém 184 páginas, sendo dividido em duas partes distintas: na primeira, de autoria da professora Marta Verônica, além da biografia, é feito um relato sobre a vida política de Nivaldo Maciel. Conta, ainda, com a descrição da árvore genealógica de sua família e depoimentos de familiares e amigos. A segunda parte, de autoria da professora Raiana Maciel, contém uma retrospectiva da vida musical de Nivaldo Maciel com abordagem de sua atuação como seresteiro, cantador e radialista. É destacada também a sua paixão pela viola sertaneja e os aboios dos vaqueiros guiando gado no sertão.
O reitor João dos Reis Canela ressaltou que, além do valor literário e histórico da obra, “a edição do livro Nivaldo Maciel – Encontro de Vida e Arte – demonstra mais uma vez o compromisso da Unimontes com a divulgação dos trabalhos científicos produzidos na academia e a valorização das tradições locais e regionais e dos escritores do Norte de Minas”.