Mesa dos trabalhos durante a solenidade de lançamento do número 7 da Revista Argumentos

Conteúdo do Site Antigo

Edição especial da Revista Argumentos reforça divulgação de pesquisas em Ciências Sociais

By DTI

November 30, 2012

“Com a implantação da Universidade Estadual de Montes Claros, nos anos 60, a região do Norte de Minas foi despertada para a sociedade do conhecimento. Por meio da crítica construtiva de educadores anônimos foi sendo construída a Universidade que a sociedade regional desejava”. A afirmação foi feita pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, durante a solenidade de lançamento do número 7 da Revista Argumentos, do departamento de Política e Ciências Sociais. 

A cerimônia foi realizada na noite dessa quinta-feira (29/11), no auditório do prédio 2 do campus-sede, como parte das comemorações dos 50 anos da Unimontes.

O professor João Canela considerou importante para a comunidade acadêmica o lançamento da Revista Argumentos, “que demonstra, de imediato, a capacidade e o amor à pesquisa dos professores do curso de Ciências Sociais”.

Na oportunidade, a professora da Maria da Luz Alves Ferreira, do Comitê Editorial, ressaltou que, além de homenagear a Unimontes pelos seus 50 anos, a Revista Argumentos, em sua sétima edição, presta também o seu tributo ao professor Luiz Tarlei Aragão (in memoriam), que contribuiu para a formação do primeiro mestrado da instituição – de Desenvolvimento Social.

Ela fez questão de afirmar que o Comitê Editorial, que conta também com os professores Gilmar Ribeiro dos Santos e Carlos Caixeta de Queiroz, contempla as três áreas das Ciências Sociais. Em seguida, a professora Cláudia Regina Santos Almeida falou sobre a ação desenvolvida pelo professor Luiz Tarlei e demais docentes para a criação do mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes – o primeiro da história da instituição.

Por sua vez, a chefe do Departamento de Ciências Sociais, professora Izabel Cristina Barbosa Brito destacou a importância da Revista Argumentos para a divulgação da produção científica dos professores da área e enalteceu a presença do reitor João Canela. Ela frisou ainda que “o espírito crítico que norteia as ações dos futuros cientistas sociais visa contribuir para a consolidação e os avanços no âmbito da universidade e que a intenção é a de contribuir para melhorar a qualidade do ensino oferecido pela Universidade”.

A mesma argumentação foi utilizada pelo professor Felipe Teixeira Martins, coordenador do curso de Ciências Sociais, que enfatizou que “é sempre salutar repensar a universidade que queremos”.

A REVISTA

A revista Argumentos tem periodicidade semestral e é dedicada à publicação de artigos de professores-pesquisadores da área das Ciências Sociais. A sétima edição foi produzida pela Editora Unimontes, com 268 páginas. Nesse número são veiculados artigos e pesquisas como “Cá entre nós! Deixa que eu seja eu – um estudo sobre usos que alunos do Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros fazem do uniforme escolar”, de Letícia de Freitas Cardoso Freire; “Em defesa da honra: a violência como recurso no Norte-mineiro”, de Gy Reis Gomes Brito; “Formação em licenciatura em Ciências Sociais UAB/Unimontes”, de Cláudia Regina Santos de Almeida, “Geraizeiros e conflitos socioambientais no Norte de Minas”, de Andréa Maria Narciso Rocha de Paula e Maria da Luz Alves Ferreira.

E mais: “O Ippedasar e a FUNM: a formulação de um novo modelo para a saúde pública no norte de Minas Gerais”, por Idalécia Soares Correa, Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira, Elizabeth Ferreira Pádua Melo Franco e Simone Narciso Lessa; “O sertão dos compadres: por uma teoria sociológica do sertão brasileiro (1994-5), por Luiz Tarlei de Aragão (publicação póstuma); “Processos de territorializações e o deslizamento de conteúdos na etnicidade quilombola em Agreste”, de João Batista de Almeida Costa; e “Reserva de vagas para afrodescendentes na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes: uma análise preliminar”, de Maria Railma Alves e Alessandra de Melo Franco Amorim.

O exemplar da revista Argumentos pode ser adquirido na sede do departamento de Política e Ciências Sociais, no prédio 1 do campus-sede, ao valor de R$ 15,00. Mais informações através do telefone (38) 3229-8265.